Jundiaí distribui 20 mil máscaras doadas nos terminais urbanos

Publicada em 19/04/2020 às 14:14

A partir desta segunda-feira (20), a Prefeitura de Jundiaí inicia a distribuição de máscaras recebidas em doação de grupos de amigos solidários conhecidos como ‘Turma dos Amigos da Festa do Guma’ e ‘Turma dos Amigos da Festa Sertaneja’ – eventos realizados em círculos sociais de Jundiaí há mais de uma década, que têm o objetivo de arrecadar fundos para ações sociais – para colaborar com o enfrentamento à pandemia do coronavírus. Ao todo, serão distribuídas 20 mil máscaras que estão armazenadas no Centro Logístico do Município.

Assim como as demais doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) feitas em prol do combate ao coronavírus, a Rede Jundiaí de Cooperação – órgão ligado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) – é uma das portas de entrada para a ajuda da sociedade. “Temos recebido inúmeras empresas interessadas em colaborar, fazendo doações de insumos, alimentos, material de limpeza e higiene além dos EPIs que são fundamentais para o enfrentamento à pandemia. Somente com a parceria entre público e o privado é que será possível vencer todos os desafios que temos pela frente”, ressalta o prefeito e coordenador geral do CEC, Luiz Fernando Machado, que completa: “A população de Jundiaí é solidária e participativa. Prova disso é a doação das máscaras de tecido feita pelos grupos ‘Turma do Guma’ e ‘Turma da Festa Sertaneja’”.

Montagem dos kits com as máscaras foi realizada por servidores públicos neste domingo (19) no Paço Municipal

De acordo com Manoel Flores, integrante dos dois grupos, explica que a verba para aquisição é resultante de festas beneficentes ocorridas no ano passado. “Anualmente realizamos esses eventos, custeados pelos grupos. A venda dos convites é totalmente destinada para ações de filantropia, de auxílio para instituições ou atividades que precisam. Com a pandemia do Novo Coronavírus identificamos a importância de ajudar. A compra foi feita de empresas da região (grande e pequena), com investimento de R$ 40 mil e a destinação para a Rede Jundiaí de Cooperação é por ter o conhecimento e as ferramentas para acessar os públicos prioritários”, explica, lembrando que vários integrantes dos grupos se empenharam para a doação como Carlos Carvalho (Carlão), Washington Janota (Chito) e Gilmar Zezza.

Distribuição

Os artigos começam a ser distribuídos, nesta segunda-feira (20), pelas equipes das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) nos sete terminais urbanos de ônibus.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, as máscaras de tecido foram indicadas pelo Ministério da Saúde (MS) para uso como barreira física à disseminação de gotículas provenientes da respiração e da fala, que são um dos canais de propagação do Sars-Cov-2, responsável pela infecção COVID-19. “As máscaras de pano formam ótima barreira física para evitar a contaminação pelo coronavírus. São indicadas para usos em espaços de circulação de pessoas e devem ser higienizadas para a sua reutilização permanente. Com ações simples como essa, a intensificação dos hábitos de higiene, a etiqueta respiratória e o isolamento social, conseguiremos reduzir os números de casos na cidade. Além disso, esse tipo de máscara não concorre com aquelas que são utilizadas pelos profissionais de saúde”, explica.

O correto uso da máscara é fundamental para a eficiência da barreira. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raíza, o material deve ser higienizado com água, sabão e desinfetante (água sanitária ou hipoclorito) e ser trocada a cada duas horas ou assim que estiver úmida. “As máscaras de tecido devem ser higienizadas corretamente e somente manuseadas com as mãos limpas. Outro detalhe é que a parte externa não deve ser tocada já que ali ficam concentradas as contaminações. A retirada deve ser feita com cuidado, para evitar a contaminação neste momento – assim como com as máscaras cirúrgicas – deve ser armazenada em saco plástico diferente daquele usado para guardar a máscara limpa”, detalha.

A Prefeitura fará novas aquisições de máscaras para entregar para todos os usuários do transporte público, que precisam se deslocar para trabalhar, com o objetivo de estimular este novo hábito de proteção contra doenças contagiosas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/19/jundiai-distribui-20-mil-mascaras-doadas-nos-terminais-urbanos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original