Máscaras distribuídas nos terminais estimulam mudança de comportamento

Publicada em 20/04/2020 às 15:04

Quem passou pelos terminais urbanos de ônibus na manhã desta segunda (20) encontrou equipes distribuindo máscaras de proteção e o sistema de som anunciando: “Jundiaí contra o coronavírus: retire gratuitamente sua máscara. Proteja você e sua família”.

A ação, que irá distribuir, no total, 20 mil unidades, foi realizada pela Prefeitura de Jundiaí, com máscaras recebidas em doação de grupos de amigos solidários conhecidos como ‘Turma dos Amigos da Festa do Guma’ e ‘Turma dos Amigos da Festa Sertaneja’ – eventos realizados em círculos sociais de Jundiaí há mais de uma década, que tem o objetivo de arrecadar fundos para ações sociais.

Usuária recebe máscara no Terminal Hortolândia: prevenção contra disseminação da doença prossegue na quarta (22)

Segundo o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro, foram distribuídas 7 mil máscaras entre 6h e 8h, em todos os terminais. A distribuição prossegue na quarta (22), a partir das 8h, para atingir também outra faixa de público. “Desse modo conseguimos atingir mais usuários e ampliar a proteção contra a disseminação da doença”, explica.

No Terminal Vila Arens, Luzia Aparecida de Souza não usava máscara e aprovou a iniciativa. “Agora vejo que é importante. Eu nem tinha máscara, mas essa vou usar”, disse. Responsável por uma das bancas de frutas no Terminal Central, Flávio Augusto já contava com uma única máscara de pano. “Mas peguei logo duas com as equipes, assim fico protegido, ainda mais trabalhando aqui na banca e lidando com pessoas o dia inteiro”, disse. Motorista de ônibus urbano, Cícero Rodrigues já estava devidamente equipado no Terminal Hortolândia. “Estou usando o tempo todo, afinal trabalhamos com o público”, afirmou.

Flávio, no Terminal Central, pegou logo duas máscaras: trabalho diário com público

Assim como as demais doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) feitas em prol do combate ao coronavírus, a Rede Jundiaí de Cooperação – órgão ligado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) – é uma das portas de entrada para a ajuda da sociedade. “Somente com a parceria entre público e o privado é que será possível vencer todos os desafios que temos pela frente”, ressalta o prefeito e coordenador geral do CEC, Luiz Fernando Machado.

As máscaras foram distribuídas na manhã de segunda pelas equipes das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e UGMT nos sete terminais urbanos. De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, as máscaras de tecido foram indicadas pelo Ministério da Saúde (MS) para uso como barreira física à disseminação de gotículas provenientes da respiração e da fala, que são um dos canais de propagação do Sars-Cov-2, responsável pela infecção COVID-19. “As máscaras de pano formam ótima barreira física para evitar a contaminação pelo coronavírus. São indicadas para usos em espaços de circulação de pessoas e devem ser higienizadas para a sua reutilização permanente. Com ações simples como essa, a intensificação dos hábitos de higiene, a etiqueta respiratória e o isolamento social, conseguiremos reduzir os números de casos na cidade”, disse o gestor.

Distribuição no Terminal Vila Arens também atendeu quem chegava de trem à cidade

A agente comunitária de saúde Neli Ferreira, que entregava máscaras no Terminal Hortolândia, se disse satisfeita com a recepção das pessoas. “Muita gente que passou por dois terminais já chegava aqui com a máscara recebida no terminal anterior. Houve mesmo uma conscientização”, contou.

A Prefeitura fará novas aquisições de máscaras para entregar a todos os usuários do transporte público, que precisam se deslocar para trabalhar, com o objetivo de estimular este novo hábito de proteção contra doenças contagiosas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/20/mascaras-distribuidas-nos-terminais-estimulam-mudanca-de-comportamento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original