Força-Tarefa econômica valida o programa Jundiaí Empreendedora

Publicada em 22/04/2020 às 18:51

Uma reunião online realizada na tarde desta quarta-feira (22), com integrantes da Força-Tarefa instituída para enfrentamento dos impactos econômicos gerados pela pandemia de Coronavírus, discutiu linhas de ação para recuperação da economia da cidade para os próximos meses.

Fotógrafos PMJ

Recuperação econômica da cidade é tema de reuniões esta semana; anúncio de plano será feito no sábado

O encontro, que contou com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado, do presidente do CIESP, Marcelo Cereser, e do gerente regional do escritório do Sebrae, Thiago Farias, além de representantes da Câmara Municipal e de entidades empresariais de comerciantes, contadores e sindicalistas, foi aberto pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que apresentou um panorama da pandemia no mundo, no Brasil e em Jundiaí e seus reflexos na economia municipal e o que será feito para preservar as empresas, o emprego e a renda na cidade.

O gestor de Governo e Finanças validou as premissas do programa Jundiaí Empreendedora com todos os participantes da Força-Tarefa, que será apresentado no sábado (25), às 9h, em live (transmissão ao vivo).

A previsão de retração na economia brasileira em 2020 está estimada em torno de 5,0% , segundo projeções do FMI e do Banco Mundial. O baque, portanto, será pesado, e há necessidade  de um planejamento para atravessar este período de recessão, destacou o gestor. “A Força-Tarefa tem a missão de fazer um plano de revitalização dos setores mais frágeis da economia municipal composto por MEI, profissionais liberais, autônomos, micros e pequenos empresários, mas que são responsáveis por grande parcela dos empregos gerados na cidade”.

A Força-Tarefa foi instituída pelo prefeito Luiz Fernando Machado no último dia 1º, por decreto, para enfrentamento dos impactos econômicos gerados pela pandemia de coronavírus, com a finalidade de elaborar um Plano de Ação na área econômica. “Estamos construindo um horizonte de curto prazo, mas também temos uma estratégia gradual de retomada da atividade econômica na cidade. Não vamos abrir mão do distanciamento controlado, visando a preservação da vida, mas também objetivamos a retomada da saúde financeira da cidade”, reforçou o prefeito.

Comércio
A abertura parcial de alguns segmentos comerciais, anunciada pelo prefeito na última sexta (17), foi questionada por alguns comerciantes presentes à reunião. Luiz Fernando ressaltou que essa é uma fase inicial do processo de flexibilização e que as determinações seguem critérios sanitários seguros.“Nossas decisões são fundamentadas em dados técnicos e científicos. Temos um painel de monitoramento da evolução da epidemia no mundo, no estado e na cidade, do isolamento social determinado e de outros indicadores que são importantes para a tomada de decisões. Desde o início seguimos um planejamento estratégico que é composto do plano de contingência na área de saúde  e do plano de recuperação da economia do município. Ambos caminham em perfeita harmonia, para que não haja um ‘lockdown’ da cidade e de sua economia. Isso seria muito pior”, afirmou Parimoschi.

Além disso, a fiscalização integrada formada pelas equipe do comércio, da vigilância sanitária, do Procon com apoio da Guarda Municipal, está atuando nos comércios que não estão respeitando as normas estabelecidas no Decreto. Na segunda-feira (20), primeiro dia da entrada em vigor das novas regras, a  UGGF / Fiscalização do Comércio se concentrou em observar o comportamento do comércio – tanto os essenciais, que já estavam autorizados a funcionar e conhecem o procedimento, quanto os demais, com autorização controlada de funcionamento. Nesta quarta (22) foi reiniciado o procedimento de fiscalização com base nas denúncias registradas nos serviços 156 e 153 (Guarda Municipal).

Desde o início da fiscalização, a partir do primeiro decreto, foram notificados 71 estabelecimentos e fechados 52 estabelecimentos, por descumprimento das normas municipais, que permitiam apenas a abertura de comércio essencial.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/22/forca-tarefa-economica-valida-o-programa-jundiai-empreendedora/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original