Disque 156 Coronavírus completa 1 mês com mais de 7 mil atendimentos

Publicada em 24/04/2020 às 17:10

Nesta sexta-feira (24) o serviço Disque 156 Coronavírus – desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e operacionalizada pelos técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – completa um mês de funcionamento com 7,3 mil atendimentos realizados.

O trabalho, que além de contar com o tradicional sistema de ligação telefônica, inova com a possibilidade de conversa por ‘chat’, tem por objetivo esclarecer dúvidas da população com relação à doença COVID-19, onde e em qual situação buscar pelo serviços de Saúde, bem como oferecer suporte emocional para a população, fundamental em tempo de pandemia e de incertezas.

Dona Laurita Maria dos Santos, 62 anos, passou por uma cirurgia de câncer no rim, no dia 17 de março, logo no início da pandemia do Novo Coronavírus. Ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no quarto antes de poder retornar para casa. Nesta semana sentiu febre e náusea.

Com medo que pudesse ser COVID-19, ligou para o Disque 156 Coronavírus. “Conversei com a médica que me atendeu, contei tudo para ela. Como não tive nenhum outro sintoma, ela pediu que eu ficasse em casa e aguardasse e, se caso a febre continuasse, eu deveria procurar o Pronto Atendimento. No dia seguinte, a médica ligou para saber como é que eu estava. Estou sem febre, não tenho mais nada. Conversar com eles acalmou meu coração e me orientou sobre o que deveria fazer. Esse serviço é uma bênção para as pessoas”, elogia.

Ligações gratuitas e atendimento por chat do Disque 156 Coronavírus esclarece dúvidas da população

Ao todo, o sistema é operacionalizado por 47 profissionais da Saúde da Prefeitura de Jundiaí, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Dos 7,3 mil atendimentos, 5 mil foram ligações e 2,3 mil atendimentos via chat. “A ferramenta é fundamental para auxiliar a população aos deslocamentos desnecessários. Muitas vezes as pessoas estão com alguma dúvida sobre o que devem fazer se estão com coriza, por exemplo. O técnico que atenderá fará mais questionamentos e, se não apresenta qualquer outro sintoma gripal, orientará a pessoa a ficar em casa, evitando o risco de se contaminar com o Novo Coronavírus na rua”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Para acessar o serviço basta discar 156 no telefone ou celular (no território de Jundiaí) e escolher a opção ‘0’, que direcionará a ligação para a equipe pronta para o atendimento. Ou ainda pelo chat, acessível pela página da Prefeitura de Jundiaí, no ícone ‘Coronavírus’. As demandas líderes em solicitações são as dúvidas sobre a doenças, equipamentos para atendimento e vacinação de influenza.

Os casos de suporte emocional podem ser solicitados no início, ou, caso durante o acolhimento seja identificada a necessidade, o técnico encaminhará o usuário para o profissional especializado. Vale destacar que, os casos de suporte emocional podem ser acompanhados pelos técnicos por ligações telefônicas ou, os casos acentuados, são encaminhados para o atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jundiaí. Na próxima terça-feira (28), o suporte emocional também contará com chat específico, na mesma página ‘Coronavírus’.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/24/disque-156-coronavirus-completa-1-mes-com-mais-de-7-mil-atendimentos/

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