Espaço da nova UBS Jardim do Lago recebe Unidade Sentinela para suspeitos de Coronavírus

Publicada em 24/04/2020 às 17:09

Implantadas na cidade a partir do dia 7 de abril, as Unidades Sentinelas (USs), instaladas nos espaços de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são os sistemas de atendimento exclusivos para os usuários com sintomas gripais, que podem ou não ser causados pelo Novo Coronavírus. A partir de segunda-feira (27/04), o espaço da nova UBS Jardim do Lago passará a funcionar como Unidade Sentinela – a quinta para toda a rede – para atendimento exclusivo de usuários com síndrome gripal daquela região, com o intuito de reduzir a procura de usuários nessas condições às demais UBSs. A medida faz parte das ações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí.

“A abertura da nova unidade do Jardim do Lago se dá para operacionalizar, em um espaço novo, o atendimento para a população, que até então teria de se deslocar até a Vila Rami para ter o atendimento direcionado aos sintomas gripais. Desta forma, todas as regiões da cidade estão cobertas. Caso haja a necessidade de ampliar o acesso, ainda temos outras unidades que já contam com mapeamento e estruturação para a adequação do uso e serão utilizadas conforme o cenário epidemiológico como Unidades Sentinelas”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Com a operacionalização da Nova UBS Jardim do Lago, a cidade passa a contar com cinco locais específicos de triagem e atendimento de síndrome gripal. Além de lá, as USs Rami, Anhangabaú, Ruy Barbosa e Clínica da Família completam a rede de atendimento específico. Cada unidade tem a capacidade para atendimento de 200 pessoas por dia.

Novo prédio da UBS Jardim do Lago será usado para atendimento de pessoas com sintomas gripais

Funcionamento
A US Jardim do Lago, localizada na rua Leonita Faber Ladeira, s\n, funcionará das 8h às 17h, com triagem aos casos de sintomas gripais (febre, tosse e coriza). A avaliação indicará como será o atendimento. “Se na triagem for identificado que o caso é grave, será imediatamente acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para levá-la até o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) que é referência para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, detalha. A US também conta com a disponibilização de medicação específica para os tratamentos dos casos respiratórios.

Os atendimentos que constam no cardápio da Atenção Básica para os usuários da UBS Jardim do Lago, como retirada de medicação, aferição de pressão arterial, curativos, acolhimento e consultas prioritárias devem ser buscados na antiga UBS Jardim do Lago que se mantém em funcionamento no endereço rua Filomena Ricci, 89.

Triagem de pessoas com sintomas gripais identifica gravidade dos casos e encaminha para a consulta necessária


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/24/espaco-da-nova-ubs-jardim-do-lago-recebe-unidade-sentinela-para-suspeitos-de-coronavirus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original