Força-tarefa apresenta propostas de recuperação da economia na Câmara

Publicada em 30/04/2020 às 09:51

A Comissão Especial da Câmara, constituída para auxiliar no enfrentamento do coronavírus, ouviu na terça-feira (28) o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, sobre a evolução da epidemia na cidade e sobre quais ações a Força-Tarefa desenvolveu para mitigar os impactos gerados na economia da cidade pela epidemia.

Além dos membros da Comissão Especial, os vereadores presentes interagiram com o coordenador da Força-tarefa sugerindo ações para complementar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos para retomada da economia da cidade, preservando as empresas, os empregos e a renda dos trabalhadores.

Além dos membros da Comissão Especial, os vereadores presentes interagiram com o coordenador da Força-tarefa, José Antonio Parimoschi, sugerindo ações para retomada da economia da cidade

Segundo Parimoschi, Jundiaí está executando um planejamento estratégico, desde o dia 13 de março, quando instalou um comitê de gestão de crise, com ações nas áreas de saúde e na economia, com total transparência na divulgação de informações para manter o cidadão bem informado. “No eixo da economia, desenvolvemos um programa robusto de capacitações, em parceria com o Sebrae e com 21 entidades empresariais e sindicais da cidade, para oferecer gratuitamente orientações, cursos e treinamentos para 6 mil empreendedores e micros e pequenos empresários. O programa Jundiaí  Empreendedora tem 140 ações de acolhimento e ofertas de oportunidades para planejar a transição deste cenário de crise para um novo horizonte, permitindo um reposicionamento mais rápido para sair da crise mais cedo”.

Também foram discutidas as bases para um plano de reabertura do comércio de forma responsável, preservando-se o isolamento para os vulneráveis e o distanciamento físico, sem comprometer a saúde coletiva, além dos ajustes fiscais que devem ser feitos no orçamento do município em razão da queda da arrecadação. “A queda na arrecadação está estimada entre 20 e 30% neste período de pandemia e as principais quebras serão no ICMS e ISS, que representam, juntos, cerca de 43% da receita municipal. Isso nos impõe um corte profundo de despesas para que não gastemos o que não teremos e os cortes já começaram nos salários do prefeito, secretários, diretores, assessores e também vereadores. Outras medidas duras serão tomadas”. O auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social também foi destacado por Parimoschi. “Fizemos um plano emergencial de segurança alimentar: são 54 mil famílias que serão atendidas, de abril até dezembro”.

O presidente da Comissão Especial da Câmara, Cristiano Lopes, enfatizou a importância da união de esforços entre os poderes e iniciativa privada. “Estamos próximos do cidadão jundiaiense para que, em conjunto, possamos levar informações à Força-tarefa e possibilitar a melhor tomada de decisões e a retomada da economia”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/30/forca-tarefa-do-cec-apresenta-propostas-de-recuperacao-da-economia-na-camara/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original