No São Vicente – Equipe de Fisioterapia proporciona banho de sol a paciente com covid-19

Publicada em 04/05/2020 às 18:35

Depois de 37 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), o paciente Nelson Marques da Silva, de 62 anos, diagnosticado com covid-19, recebeu alta médica nesta segunda-feira, dia 04. Apesar da pandemia, a preocupação com pequenos gestos de humanização tem sido uma constante no hospital. Neste último final de semana de internação, na fase final de sua recuperação, a equipe multidisciplinar conseguiu levar o paciente para um banho de sol na área externa da clínica. Em agradecimento, Sr. Nelson fez até um coração com as mãos.

Ao lado dos profissionais, Sr. Nelson faz coração com as mãos para agradecer

 

A fisioterapeuta Paula Monteiro, conta que a ação foi possível devido a condições clínicas do paciente e liberação médica. “Levar os pacientes com tempo de internação prolongada ao solário, como o caso do Sr. Nelson, faz parte de nossa rotina, mas ainda não tínhamos feito isso com nenhum paciente covid-19. Sempre que o paciente tem condições clínicas, nós realizamos essa ação, inclusive com pacientes traqueostomizados em ventilação mecânica. É um trabalho desenvolvido pelas equipes de fisioterapia e enfermagem, que se mobilizam para realizar a transferência do paciente do leito para cadeira de rodas de forma segura. Durante o procedimento o paciente é monitorizado e acompanhando por nós”.

O local fica na parte de fora da clínica, dando acesso a natureza, com ambiente arborizado e bastante luz solar. “A iniciativa auxilia na reorientação espaço-temporal do paciente, ou seja, a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, as pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. Consequentemente nós diminuímos a incidência do delirium – estado de confusão mental”, explica à psicóloga, Caroline Alves.

“A melhora do Sr. Nelson foi gradativa, realizamos trabalho de força muscular. Toda equipe se empenhou e foi muito emocionante. O paciente se emocionou e agradeceu por estar vivo. O sentimento que tivemos foi de gratidão pelo dom de cuidar e por mais essa vitória”, comemorou Paula.

Para o paciente, que se despede do hospital, o momento foi especial, mas agora ele só quer saber de banho de sol em casa. “Eu fiquei muito feliz em ver o sol e coisas diferentes depois de tantos dias internado. Não vou me esquecer deste momento, sou muito grato, mas agora eu quero mesmo é rever minha família ir pra casa”, finaliza com tímido sorriso.

 

Imagem: divulgação Equipe Fisioterapia/HSV


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/04/no-sao-vicente-equipe-de-fisioterapia-proporciona-banho-de-sol-a-paciente-com-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original