Em meio à pandemia, comunidade se mobiliza em prol do Hospital São Vicente

Publicada em 05/05/2020 às 13:49

Milhares de pessoas, grupos e empresas têm se mobilizado no mundo todo para ajudar – seja por meio de serviços ou doações – as instituições de saúde no combate a pandemia covid-19. Em Jundiaí, não tem sido diferente. Diariamente o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem recebido o apoio da comunidade. São doações de diversos itens utilizados no atendimento à população ou dedicados aos colaboradores da linha de frente. Há também doações em dinheiro. Até o final de abril, o HSV recebeu o total de R$ 1.264.214,58 em doações.

EPIs estão entre os itens mais doados ao hospital

Os itens mais recebidos pelo São Vicente incluem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são essenciais para a segurança do paciente e do colaborador. Neste grupo estão máscaras cirúrgicas, máscaras N95, óculos de proteção, luvas, aventais e outros do gênero. Os itens de higiene, como álcool líquido, álcool gel 70%, sabonetes líquidos e produtos de limpeza, também chegam em grande volume.

A ajuda tem sido fundamental. “Todas as doações são muito bem-vindas e representam a solidariedade de nossa comunidade. Cada item que recebemos é motivo de comemoração. O mundo enfrenta um momento muito difícil, no qual itens como EPIs e produtos para a higienização estão em falta. Essas doações complementam de forma importante nossos estoques e nos ajudam a manter a qualidade da assistência prestada aos pacientes”, afirma Matheus Gomes, superintendente do HSV.

Para manter a energia da equipe, são frequentes as doações de pizzas, refrigerantes, lanches, bolos, pães, chocolates, salgados e outras guloseimas, recebidas com grande carinho pelos profissionais. Há também a doação de hortaliças e frutas, que são utilizadas no preparo das refeições servidas no hospital. E para manter a imunidade o hospital também já recebeu doações de multivitamínicos.

Garrafas de água mineral, embalagens de marmitas e copos descartáveis auxiliam a garantir o isolamento e evitar aglomerações. E para ajudar na comunicação, o hospital também recebeu doações de folders e banners. Na despedida, após a alta médica dos pacientes covid-19, cada um recebe um ramalhete de flores, doado por uma floricultura da cidade. Além disso, a instituição já recebeu doações de meias de compressão e IPads, que em breve estarão dentro de um projeto, permitindo que o paciente tenha contato virtual com seus familiares.

Uma iniciativa diferente e muito elogiada foi a do músico jundiaiense, Marcelo Gut, que realizou uma live e reverteu o valor arrecadado para três instituições do município, sendo uma delas o São Vicente.

Além disso, o hospital recebeu verbas de penas pecuniárias. Outras ações continuam em andamento, como a campanha “Medicina Jundiaí contra covid-19”, realizada na plataforma digital Benfeitoria, pela Associação Atlética Acadêmica e Diretório Acadêmico Prof. Alphonso Bovero e a Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí, que terá renda revertida para compras de EPIs para o hospital. Até o momento foram arrecadados R$3.675,00 com a ajuda de 53 “benfeitores”. A ação termina nesta quarta-feira, dia 06 de maio e quem quiser ainda pode ajudar pelo site: https://benfeitoria.com e digitar o nome da campanha.

No HSV o sentimento é de gratidão

Fotos: Divulgação Assessoria de Imprensa HSV


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/05/em-meio-a-pandemia-comunidade-se-mobiliza-em-prol-do-hospital-sao-vicente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original