Por razões sanitárias, Cultura realiza retirada das Geladeiras Literárias
Publicada em 07/05/2020 às 14:12Por recomendação da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), como medida para o combate e prevenção ao Coronavírus, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) procede com a retirada das Geladeiras Literárias dos sete terminais urbanos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Maringá e do Jardim das Tulipas, da Clínica da Família e UPA do Vetor Oeste, e na sede da DAE.
Segundo o gestor da UGC, Marcelo Peroni, medida é preventiva e leva em conta a saúde dos munícipes. “Alguns estudos apontam que o vírus consegue sobreviver por até um dia em superfícies como o papel e entre dois ou três dias em superfícies metálicas. Por isso, pensando na saúde das pessoas, avaliamos ser importante agir preventivamente, evitando até mesmos eventuais riscos”.
As Geladeiras Literárias foram lançadas em dezembro de 2017, como parte do programa Conexão Cultural, como proposta de revitalizar dos terminais urbanos e incentivar o hábito da leitura com temáticas diversas, sugerindo a pergunta “Você tem fome de quê?”. Além de retirar e ler o livro gratuitamente, os leitores podiam também devolvê-lo em outras geladeiras, a fim de promover a rotatividade do acervo.
Além das unidades fixas, a UGC também disponibiliza geladeiras itinerantes nos locais de eventos do calendário artístico municipal, como o Domingo no Parque e Festa da Uva e Expo Vinhos.

Equipamentos estão sendo removidos como medida preventiva
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
07/06/2026
CineSolar leva cinema ao ar livre movido a energia solar para a Vila Ana com sessões gratuitas -
06/06/2026
Com grande procura, ação especial no Jundiaí Empreendedora reforça campanha de vacinação contra a influenza no município -
06/06/2026
Mais saúde, educação, esporte e cuidado: Jundiaí planeja o futuro com grandes obras que ampliam serviços e qualidade de vida -
04/06/2026
Saúde de Jundiaí ganha mais agilidade com prontuário eletrônico integrado
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
