Aluno de EMEB de Jundiaí estuda inglês em casa se divertindo com joguinho virtual

Publicada em 08/05/2020 às 17:32

Por causa da pandemia do Novo Coronavírus, os mais de 38 mil alunos da Rede Pública de Jundiaí estão há quase dois meses sem aulas presenciais, estudando em suas casas ao acessar a plataforma on-line criada pela Prefeitura, com um variado conteúdo educativo. Para Leonardo Campos Schroeder, de 5 anos, estudante do G-5 (que antecede ao primeiro ano do Ensino Fundamental I) da EMEB Profa. Anna Pontes Chagas, no Jardim Samambaia, esta mudança de rotina não tem sido problema, principalmente quando a matéria é o Inglês, disciplina que o garoto mais gosta.

Nas escolas municipais de Jundiaí, o Inglês integra a grade curricular para crianças a partir dos 4 anos desde 2018. Leonardo, portanto, vem aprendendo o idioma na EMEB desde o ano passado.

Leo, como é chamado pelos pais, aproveita para se divertir e aprender a língua estrangeira ao abrir o joguinho virtual Pepi House, que permite à criança movimentar os moradores de uma casa por vários cômodos. “Gosto deste jogo porque, com ele, eu também brinco”, definiu o menino.

Leo gosta do joguinho virtual Pepi House porque aprende e também brinca

Leo gosta do joguinho virtual Pepi House porque aprende e também brinca

Leonardo lê e fala inglês frequentemente de forma lúdica. “Ele criou uma historinha usando o jogo e a narrou em inglês. Quando eu vi, peguei o celular e resolvi gravar ele dizendo que, no Pepi House, o pai estava na sala com a mãe. Aí surgiu o gato…”, disse a mãe de Leo, Ana Paula T. Campos Schroeder.

Felipe Puttini Schroeder, pai do garoto, tem uma tia que é professora da disciplina preferida do menino e ficou feliz quando ouviu que Leo pronuncia as palavras direitinho. “O Leonardo também brinca com bandeiras de vários países. Sempre que um conhecido da família viaja ao exterior o presenteia com a bandeira do lugar que visitou. Ele tem bom ouvido para o Inglês e gosta de estudar e praticar o idioma”, contou Felipe.

Todas as bandeiras presenteadas ao garoto – da Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e de outras nações – estão na parede de seu quarto, assim como a de Jundiaí, que foi dada a Leo pelo prefeito Luiz Fernando Machado, segundo Ana Paula.

Ela também pintou bolinhas de isopor com as cores dos países e Leonardo segue treinando seu inglês se divertindo com as bolinhas, que representam as bandeiras. “Às vezes o Leo ‘escala’ eu e o pai para sermos alunos dele”, revelou a mãe do menino de 5 anos, que de acordo com a responsável lê e escreve desde que tinha três anos e meio.

Felipe sempre acompanha de perto o desempenho de Leonardo na escola, ouvindo dele as músicas que aprende na aula. Em Inglês, claro. “O Leo tem boa memória e facilidade com o idioma, mas ter a disciplina desde cedo é muito bom para ele. Meu filho tem saudades das aulas presenciais e dos amigos de escola, mas entende o que estamos passando quanto ao isolamento social e à COVID-19. Quando precisa, acessa o Google Tradutor pelo celular. Ele estuda brincando”, completou Felipe.

Ana Paula, Leonardo e Felipe, no quarto do garoto cheio de bandeiras na parede

Ana Paula, Leonardo e Felipe, no quarto do garoto cheio de bandeiras na parede

Objetivo alcançado
Adnan Fachini de Bortolo, coordenadora do Núcleo Educação em Línguas Estrangeiras da Unidade de Gestão de Educação (UGE) de Jundiaí, ressalta que Leonardo é um exemplo de que o objetivo da UGE em relação ao aprendizado do idioma a crianças com pouca idade foi alcançado. “Alunos como o Leo mostram a importância da criação de um vínculo da criança com a assimilação do que é passado em sala de aula. Ele não traduz pequenas frases em sua cabeça antes de falar. O Leonardo pensa e fala em inglês”, resumiu Adnan.

A gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, disse que a língua inglesa ensinada a meninos e meninas a partir dos 4 anos ajuda a desenvolver neles o exercício da sonoridade. “Estas crianças costumam estar atentas a tudo que ouvem. Jogos, músicas e brincadeiras são ferramentas importantes para estimular os alunos a ouvirem e falarem inglês. Estimulados pela família, como é o caso do Leonardo, o aprendizado deles fica ainda melhor”, opinou Vastí.

“Os pais e demais parentes devem ajudar as crianças a estudar em casa, neste momento de isolamento social e de pandemia. Para isso, desenvolvemos a plataforma de conteúdo on-line, que oferece uma grande variedade de atividades educativas e pode ser acessada por computador, tablet ou smartphone”, encerrou a gestora da UGE.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/08/aluno-de-emeb-de-jundiai-estuda-ingles-em-casa-se-divertindo-com-joguinho-virtual/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original