Disque 156 Coronavírus passa a agendar testes rápidos

Publicada em 08/05/2020 às 19:44

Todas as pessoas moradoras em Jundiaí que tiveram sintomas gripais nos últimos 40 dias ou que estejam com sintomas gripais podem, a partir de agora, agendar o teste rápido para a detecção de anticorpos do Novo Coronavírus pelo Disque 156 Coronavírus, da Prefeitura de Jundiaí.  A medida, orientada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), serve para a ampliação da testagem à população para a identificação do avanço do vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19.

“Jundiaí conta com 20 mil testes rápidos de COVID-19 para a aplicação entre a população que teve sintoma gripal nos últimos 40 dias ou está apresentando o quadro atualmente. Para facilitar o acesso, além das Unidades Sentinelas, os testes também poderão ser feitos em outras unidades mais próximas das residências. Ao ligar no Disque 156 Coronavírus, a pessoa agendará o exame e poderá escolher qual o endereço mais fácil para o atendimento. Desta forma, Jundiaí garante a análise do cenário epidemiológico da cidade, alcançando taxa de testagem de 47 pessoas a cada 1 mil habitantes, superior à registrada pela Alemanha (25 por mil)”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Os testes poderão ser realizados nas Unidades Sentinelas Rami, Anhangabaú, Clínica da Família Novo Horizonte e Jardim do Lago, além da UBS Central, UBS Vila Ana, UBS Morada das Vinhas, UBS Santa Gertrudes, UBS Rio Acima, UBS Agapeama, UBS Maringá e UBS Tamoio. Poderão agendar as pessoas com mais de 18 anos – faixa de maior prevalência do Novo Coronavírus – e que apresentaram ou estejam com sintomas gripais. O serviço Disque 156 Coronavírus permanece esclarecendo dúvidas sobre a doença e orientando sobre os equipamentos mais indicados conforme o quadro apresentado e descrito pelo usuário, durante o atendimento. A plataforma desenvolvida pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) ainda oferece atendimento via chat, a partir do site da Prefeitura de Jundiaí ou APP Jundiaí.

Testes rápidos são realizados para pessoas moradoras em Jundiaí, com mais de 18 anos e que apresentaram ou apresentam sintomas gripais

Mais
Os testes para as pessoas que tiveram sintomas e passaram pelos equipamentos de Saúde e seus comunicantes foram agendadas pela Central de Agendamento de Consultas e Exames da Prefeitura de Jundiaí e, parte já realizada nesta semana ou agendada para os próximos dias. Já os profissionais da Saúde Pública, das forças de segurança e do transporte público estão sendo testados desde a segunda quinzena do mês de abril.

Assessoria da Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/08/disque-156-coronavirus-passa-a-agendar-testes-rapidos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original