Disque 156 Coronavírus registra mais de 600 agendamentos de testes rápidos

Publicada em 11/05/2020 às 17:40

O interesse da população em saber se os sintomas gripais registrados nos últimos 40 dias foram derivados do Novo Coronavírus resultou no agendamento de 400 testes rápidos pelo Disque 156 Coronavírus somente nesta segunda-feira (11) entre 7h às 16h. Entre toda a rede, foram 650 agendamentos de testes do Novo Coronavírus. A meta da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), é realizar 10 mil testes rápidos de COVID-19 no mês de maio.

“Os testes rápidos fazem parte de todo um planejamento iniciado logo no início da pandemia do Novo Coronavírus, juntamente com a ampliação do número de leitos exclusivos para o Novo Coronavírus e implantação das Unidades Sentinelas (Us), que fazem o atendimento direto àqueles que estão com sintomas leves gripais. Os resultados desta primeira etapa de testes serão utilizados no Inquérito Epidemiológico que será feito para avaliar o avanço da doença na cidade. Os cenários epidemiológicos são ferramentas para a determinação de medidas de combate à expansão do vírus Sars-CoV-2”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, a previsão é de realização de média de 450 testes por dia entre todos os equipamentos. “O agendamento está sendo feito pelo Disque 156 Coronavírus, para pessoas que mesmo não tendo passado por atendimento nos serviços de Saúde de Jundiaí, tiveram sintomas gripais. É importante lembrar que os testes serão realizados em pessoas com mais de 18 anos – faixa de maior prevalência da doença – e que tiveram sintomas gripais nos últimos 40 dias”, comenta. É importante destacar que o agendamento será realizado conforme o período de ocorrência dos sintomas, havendo a necessidade de ser realizado a partir do 8º dia de sintomas para a acurácia de 90% do teste.

Atendimento do Disque 156 Coronavírus passa a realizar o agendamento dos testes rápidos para COVID-19 das pessoas que apresentaram sintomas gripais nos últimos 40 dias

Nas primeiras horas de segunda-feira (11), os atendentes do serviço gratuito municipal registraram congestionamento nas linhas de atendimento. Foram agendados 400 testes rápidos em nove horas de atendimento. O serviço, que foi projetado e disponibilizado pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), ampliou em 60% o número de atendentes para o serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A realização dos testes rápidos será nas Unidades Sentinelas Anhangabaú, Rami, nova unidade Jardim do Lago e Clínica da Família Novo Horizonte, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) UBS Central, UBS Vila Ana, UBS Morada das Vinhas, UBS Santa Gertrudes, UBS Rio Acima, UBS Agapeama, UBS Maringá e UBS Tamoio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/11/disque-156-coronavirus-registra-mais-de-600-agendamentos-de-testes-rapidos/