Jundiaí é indicada pelo Governo de SP por “boas práticas” em turismo rural

Publicada em 11/05/2020 às 17:38

O projeto “Deguste em Casa”, que cadastra restaurantes e empreendimentos de turismo rural para fornecer seus produtos via delivery ou por sistema de retirada, foi indicado como exemplo de “boas práticas” pelo Governo do Estado. A notícia foi divulgada no Boletim da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a indicação pode ser vista neste link.

O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), já conta com mais de 40 estabelecimentos cadastrados, que podem ser consultados nesta página.  Também já há página no Facebook.

Adega Maziero está atendendo por telefone para retirada: impulso ao turismo rural, sem desrespeitar o isolamento social

Jundiaí é o primeiro município do Estado a ser indicado como boa prática em turismo, segundo explica a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro. “O setor do turismo foi duramente atingido pelos reflexos da pandemia do coronavírus e, por meio desse projeto, ganhou um incentivo da Prefeitura de Jundiaí”, afirma.

Entre os estabelecimentos estão restaurantes, fazendas históricas, adegas, vinícolas e cervejarias.

A divulgação, a princípio, foi realizada entre grupos de turismo e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Segundo a diretora de Turismo da UGAAT, o objetivo é também manter as pessoas em casa durante a quarentena. “Ao mesmo tempo, o projeto estimula os empreendedores a encontrar uma forma de rentabilizar seus negócios neste momento. Assim, a proposta é fazer com que os empreendimentos turísticos, muito prejudicados pelo COVID 19, visto que o deslocamento não é incentivado, mantenham suas marcas em evidência, para que possam retomar seus negócios no pós-crise”, reforça.

Como o turismo baseia-se, essencialmente, na experiência, a ideia é que moradores de Jundiaí e turistas possam vivenciar, em suas casas, um pouco das experiências vividas nestes atrativos turísticos em outros momentos, adquirindo produtos que poderão ser entregues em suas casas, via delivery, ou ainda por meio do sistema de retirada, nos próprios locais. “Os artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão também foram convidados a participar do projeto, visto a possibilidade de comercializarem seus produtos sob encomenda”, explica a diretora Marcela Moro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/11/jundiai-e-indicada-pelo-governo-de-sp-por-boas-praticas-em-turismo-rural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original