Vacinação contra gripe é retomada com foco em novos públicos

Publicada em 11/05/2020 às 17:40

A vacinação contra a gripe em Jundiaí foi retomada nesta segunda-feira (11) nas Unidades Básicas de Saúde, exceto Unidades Sentinelas. O público-alvo foi expandido e agora inclui gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com deficiência, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde e das forças de segurança, motoristas e cobradores do transporte coletivo, caminhoneiros e cuidadores de idosos. A vacina imuniza contra os vírus comuns da gripe em circulação.

Adauto levou a família para ser vacinada na UBS Hortolândia: proteção também para a mãe idosa, que mora com ele

Morador no Jardim Fepasa, Adauto de Oliveira Souza levou a família toda à UBS Hortolândia para ser vacinada. “Tenho bronquite, assim como minha filha Mirela, de 6 anos, e recebemos a vacina porque temos receita médica”, contou. Mas o caçula, Miguel, de 1 ano e 11 meses, foi vacinado também. “Assim ficamos protegidos e também protejo minha mãe, de 74 anos, que mora comigo – mas ela também já tomou vacina”, contou. “Nem tenho palavras pra elogiar essa UBS, o atendimento é excelente, muito rápido e atencioso”.

Já Gabriela de Almeida Risso Ferigato levou o filho Gustavo, de um ano e dois meses, para tomar a vacina contra gripe. “As vacinas dele estão todas em dia, porque com saúde não se brinca”, ressalta.

Gabriela levou o filho Gustavo para tomar a vacina contra gripe: caderneta de vacinas sempre atualizada

Até o momento, mais de 87 mil doses de vacina contra a gripe já foram aplicadas na cidade.

A imunização será realizada em todas as UBSs, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. Nas UBSs Agapema, Tamoio, Hortolândia e na antiga UBS Novo Horizonte, o atendimento vai até 19h30. É importante lembrar que as Unidades Sentinelas não estão vacinando .

Balanço

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, informa que Jundiaí já aplicou, pela Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2020, 87.513 doses de vacina entre todos os públicos liberados até o momento (idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, forças de segurança e do transporte). A cidade atingiu a meta de imunização dos idosos (estabelecida em 90% pelo Ministério da Saúde), com 59.530 doses aplicadas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/11/vacinacao-contra-gripe-e-retomada-com-foco-em-novos-publicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original