Agendamentos de consultas e exames são retomados gradualmente

Publicada em 15/05/2020 às 09:44

Após a suspensão das consultas e exames eletivos das redes de Atendimento Básico e Ambulatorial da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), entre os meses de março e abril, os agendamentos e atendimentos de rotina são retomados com normas e padrões rígidos para evitar a aglomeração, além de maior tempo entre um agendamento e outro. Durante o período de suspensão, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) permaneceram abertas para o acolhimento dos usuários, bem como as equipes realizaram acompanhamento aos casos classificados como prioritários por telefone.

De acordo com Tiago Texera, gestor da UGPS, a retomada gradual foi iniciada em maio. “Aplicamos medidas rígidas para o atendimento de forma a evitar o acúmulo de pessoas nas UBSs e Ambulatórios da cidade. Os horários são espaçados e o agendamento está sendo feito pelas equipes das UBSs, conforme a priorização de cada unidade. Vale ressaltar que, assim que liberada a condição de isolamento e distanciamento controlado – necessária pelo cenário epidemiológico vivenciado – serão realizados mutirões para a eliminação de filas que, porventura, possam ser registradas”, destaca.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada, o atendimento em consulta é realizado conforme as determinações técnicas do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC). De acordo com a enfermeira e gerente da UBS Esplanada, Fabiana Montoro Novo, a retomada gradual dos atendimentos é feita com segurança. “São agendados quatro pacientes por período, para que não haja aglomeração. Os cuidados de distanciamento no ambiente estão demarcados, além das orientações da intensificação da higiene das mãos e etiqueta respiratória e uso de máscara são intensificados. Mas é importante frisar que mesmo durante o período em que as consultas eletivas foram suspensas, os usuários prioritários tiveram acompanhamento por telefone, além do acolhimento, mantido por todos os serviços”, detalha.

Agendamento de consultas são retomadas na rede municipal com regras rígidas de atendimento e precauções sanitárias

É importante destacar que nenhum serviço de saúde foi fechado, todos estão atendendo as agendas prioritárias (pacientes descompensados, gestantes e crianças abaixo de dois anos), bem como os ambulatórios de oncologia e traumatologia permaneceram em atendimento, inclusive com a realização de cirurgias de emergência. Já a demanda espontânea está sendo atendida normalmente em todas as UBSs com o acolhimento dos casos, realização de aferição de pressão, glicemia, curativos e demais procedimentos, inclusive atendimentos de urgência odontológica. Os pacientes desmarcados foram acompanhados por telemonitoramento.

Cabe acrescentar que os diabéticos e os hipertensos acompanhados pela rede municipal de saúde estão recebendo profilaxia para 90 dias, desta forma, evitando o deslocamento desnecessário e que poderia colocá-los em risco. Os pacientes que fazem uso de medicação de alto custo, disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde, também estão tendo a dispensação ampliada para 60 dias, conforme a liberação das medicações pelo órgão estadual ao município.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/15/agendamentos-de-consultas-e-exames-sao-retomados-gradualmente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original