Aglomeração Urbana propõe Comitê Hospitalar Regional

Publicada em 21/05/2020 às 19:34

A ocupação dos leitos públicos por pacientes com coronavírus (COVID-19) motivou a realização de uma reunião virtual entre os prefeitos da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), nesta quinta-feira (21). O diálogo foi proposto pelo prefeito Luiz Fernando Machado, que é o presidente da AUJ, e tratou da viabilidade de criação de um Comitê Hospitalar Regional.

A proposta de um comitê específico para a gestão de leitos visa monitorar os planos de contingência de Jundiaí e das demais cidades e antecipar, a partir de esforços conjuntos, ações com foco na gestão hospitalar à tendência de expansão acelerada do coronavírus no interior do Estado de São Paulo.

“Nós ampliamos muito a nossa rede de atendimento em Jundiaí. Já havia a orientação da nossa área técnica de Saúde sobre a possibilidade de rápido crescimento do número de infectados”, explica Luiz Fernando.  “Desde o início da pandemia, a ampliação da oferta de leitos do Hospital São Vicente é constante, sendo um reforço primordial para assistência aos pacientes de Jundiaí e região”, afirma.

Comitê Hospitalar Regional terá como foco a gestão dos leitos para COVID-19

Participaram da videoconferência os prefeitos Marcão Marchi (Itupeva), Henrique Martim (Cabreúva), Eliane Lorencini (Jarinu), Japim Andrade (Campo Limpo Paulista), Juvenal Rossi (Várzea Paulista) e José Carlos Bellussi, secretário de Saúde que representou o prefeito Nicolau Finamore, da cidade de Louveira.

Com base nos dados atualizados pelo sistema de monitoramento da Prefeitura, dos 148 pacientes internados no Hospital São Vicente, 85 residem em Jundiaí e outros 63 em cidades da região.

Acompanhado pelos gestores de Saúde e Governo e Finanças, Tiago Texera e José Antonio Parimoschi, respectivamente, Luiz Fernando antecipou que um novo diálogo será feito no início da próxima semana, quando a formalização do comitê e outros protocolos também estarão na pauta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/21/aglomeracao-urbana-propoe-comite-hospitalar-regional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original