Transmissão ao vivo debate a prevenção à violência contra crianças e adolescentes

Publicada em 21/05/2020 às 17:58

A TVTEC transmitiu na manhã desta quinta-feira (21) mais um programa “Educação em Tempos de Pandemia”, com a mediação da gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques. Desta vez, o tema abordado foi violência contra crianças e adolescentes, cujo dia nacional de enfrentamento foi comemorado na última segunda-feira (18), e contou com a participação da promotora da Vara da Infância e Juventude do Município, drª Ana Beatriz Vieira.

A articulação do evento contou com a participação da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil, e da Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescentes (CMEVESCA) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Toda a apresentação contou com a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Vastí tratou da importância em se discutir a proteção e autoproteção durante o período de isolamento social. “As crianças procuram na convivência com o educador uma referência de comunicação. Por isso, nossas escolas possuem protocolos para saber como chegar até os alunos quando eles dão sinal de que algo em casa não vai bem e mediar essas situações. Mesmo remotamente, continuamos promovendo para nossa rede formações online de educação emocional”.

Captura de tela com duas mulheres em quadros separados na parte centra da tela, com tradutora de libras abaixo fazendo gestos

Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é recordado no dia 18 de maio

Durante a transmissão, foram também apresentados relatos, vídeos, áudios e mensagens trocadas entre os alunos da rede e educadores, apesar do distanciamento causado pelo isolamento. “Esta troca de carinhos nos deixa enternecidos. Nos impressiona como uma criança com apenas dois meses de contato com o educador já criou este tipo de vínculo”.

Drª. Ana Beatriz ressaltou que, apesar de constrangedor, o tema é de importante reflexão pela sociedade. “Mesmo com um cenário de subnotificação, o Brasil já ocupa o topo dos rankings de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Assim como estamos fazendo agora, é muito importante tratar desse assunto pela Educação, ambiente que traduz proteção, cuidado e observação. Precisamos dialogar sobre como manter durante o isolamento este vínculo com as crianças, que são sempre o elo mais frágil.

A promotora explicou também as tipificações de violências previstas pela Lei 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítimas ou testemunhas de violência, além dos fluxos e protocolos para denúncia, a importância da proteção da vítima e de um ambiente protetivo baseado na criação de vínculos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/21/transmissao-ao-vivo-debate-a-prevencao-a-violencia-contra-criancas-e-adolescentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original