Boas práticas de Jundiaí no enfrentamento à pandemia entram em mapa nacional

Publicada em 24/05/2020 às 11:13

Medidas adotadas por Jundiaí para combater o coronavírus estão em um Mapa da Reação, mapeamento oficial das soluções inovadoras que dão visibilidade à resposta do Brasil aos problemas causados pela pandemia. A iniciativa é do World Creativity Day e conta com o apoio institucional do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), que esta semana enviaram a Jundiaí uma “carta de recomendação”, em nome da Comissão de Análise e Curadoria do Mapa da Reação, pois os esforços da cidade foram reconhecidos por membros da nossa comunidade global “e sua iniciativa indicada para integrar a lista de soluções inovadoras do Mapa da Reação”, segundo o texto.

Sete ações de Jundiaí foram consideradas inovadoras por membros da comunidade global e indicadas para integrar a lista de soluções entre as melhores no Mapa da Reação. Estão na fase classificatória a criação de unidades sentinelas, voltadas exclusivamente ao atendimento de suspeitas de coronavírus; o teste rápido para Covid-19; a Plataforma Inteligente para os dados de Covid-19; a distribuição de milhares de máscaras doadas à população; a instituição do Inquérito Epidemiológico; o Chat Coronavírus e o Disque 156, voltados ao atendimento dos cidadãos.

Ações selecionadas de Jundiaí incluídas no Mapa da Reação: plataforma aberta servirá de inspiração para outras cidades

O Mapa da Reação ficará acessível para governos, organizações do Sistema ONU, instituições privadas, potenciais investidores e profissionais interessados. A plataforma é aberta e sempre será disponível gratuitamente com a intenção de acelerar a conexão e a viabilização de potenciais aquisições e distribuição de produtos e serviços idealizados no Brasil e que ajudem no combate aos problemas causados pelo novo coronavírus.

O protocolo de testagem para a COVID-19 em Jundiaí, colocado em prática no início de maio – chamado de inquérito epidemiológico – tornou possível testar 47 pessoas a cada 1 mil, marca superior à registrada na Alemanha, que é de 25 pessoas, e da nacional, que é de 0,63. De acordo com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), a testagem ampla vai permitir o mapeamento da doença na cidade, com a identificação não só os infectados, como também a sua rede de contatos para impedir a propagação do vírus na cidade.

À frente do CEC, o prefeito Luiz Fernando Machado também destaca a reestruturação da rede de saúde municipal para fazer frente à pandemia. “Como primeira providência, Jundiaí ampliou os leitos públicos disponíveis na rede hospitalar. As medidas em prática estão respaldadas em orientações técnicas de Saúde. No caso da testagem, o objetivo é identificar, testar, isolar e tratar, para sabermos a proporção dos casos e controlar a propagação do vírus ”.

Idealizador

O World Creativity Day é o idealizador da iniciativa e tem o apoio institucional do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), um organismo das Nações Unidas que apoia o sistema ONU, seus parceiros e governos para fornecer soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança. Já o World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social, tendo como foco que a inovação é uma das ferramentas para melhorar a vida das pessoas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/24/mapa-da-reacao-acoes-de-jundiai-contra-coronavirus-sao-destaque-na-onu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original