Para a cultura da uva, prefeitura doa insumo aos produtores rurais

Publicada em 26/05/2020 às 17:31

Cavacos e restos de madeira, usados na cultura da uva, começaram a ser doados nesta terça (26) a produtores rurais de Jundiaí. A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), vem atender a um pedido dos próprios agricultores, e está sendo feita sem custo: as aparas vêm de restos de madeira e de podas de árvores. A ação também tem a parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

A primeira entrega foi realizada na tarde desta terça no Geresol, onde são reunidos materiais para reciclagem vindos da coleta pública na cidade. O agricultor só participa com transporte, providenciando frete ou levando a carga em seu próprio caminhão. Sem a doação, o agricultor precisa comprar o insumo, essencial para o vinhedo.

Primeira entrega foi realizada na tarde desta terça no Geresol; sem a doação, o agricultor precisa comprar o insumo, essencial para o vinhedo

Cada agricultor receberá uma viagem, que pode chegar a cerca de 25 m3 do produto, dependendo do tamanho do caminhão. A quantidade também pode variar, dependendo da demanda e da produção do cavaco. O material é usado para cobertura e proteção do solo das parreiras.

O produtor rural Nelson Mazzi, que planta uvas no Champirra, gostou da iniciativa. “Sempre compro cavaco ou serragem; são em torno de 10 viagens, no custo de R$ 900 reais cada. Será muito bom, vai ajudar muito”, diz.

O material distribuído pela Prefeitura ainda tem a vantagem de ser mais duradouro, protegendo o solo por mais tempo, em comparação com a palha de cana picada, geralmente usada pelos agricultores.

Segundo a diretora do Departamento de Agronegócios da UGAAT, Isabel Harder, a intenção é beneficiar todos os agricultores cadastrados. “Nesta primeira fase, estamos entregando os cavacos aos produtores que levaram frutas para a exposição na Festa da Uva, mas posteriormente todos devem receber”, explica. Agricultores interessados em se cadastrar para receber as aparas de madeira devem entrar em contato pelos telefones 4589-8581 ou 8872.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/26/para-a-cultura-da-uva-prefeitura-doa-insumo-aos-produtores-rurais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original