Até maio, Jundiaí registrou recuperação superior a 50% nos casos de COVID-19

Publicada em 03/06/2020 às 12:26

Até o dia 31 de maio, o sistema de monitoramento inteligente dos casos do Novo Coronavírus, da Prefeitura de Jundiaí, apresentado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), apontou 922 pessoas positivas para COVID-19 em território jundiaiense, sendo 53,8% já recuperadas até o último dia do mês. O cenário desenhado, composto ainda por 38,9% dos casos ativos e 7,3% de óbitos, aponta a eficiência no avanço nas identificações dos casos e redução das subnotificações, colocando a cidade em situação de vantagem no combate à pandemia.

“A apresentação dos dados brutos podem ser simples de interpretação para a população. Por isso, fechando o ciclo do mês de maio, quando a cidade vivia apenas com a movimentação dos serviços e empresas classificados como essenciais, pode-se dizer que o cenário se mostrou equivalente ao avanço no padrão do Estado de São Paulo, epicentro das ocorrências de COVID-19 no Brasil”, salienta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, que ainda reforça a testagem realizada em Jundiaí, que alcançará a marca de 5% da população, com a oferta dos 20 mil testes rápidos e 2 mil PCRs.

Testagem em assintomáticos pelo Inquérito Epidemiológico identifica o avanço da doença em território de Jundiaí

Ainda de acordo com o gestor, o vírus Sars-CoV-2 tem apresentado maior quantidade de pessoas infectadas entre as faixas etárias economicamente ativas, ou seja, entre 30 e 59 anos. “Apesar de a mortalidade ser maior entre as pessoas com mais de 60 anos, a ocorrência nas demais idades é superior. É importante, contudo, alertar que, o vírus também tem feito vítimas com idades abaixo dos 50 anos, com e sem comorbidades, portanto, o cuidado individual é que proporcionará a proteção coletiva”, ressalta.

Com a abertura gradativa encaminhada pelo Governo do Estado e com regras de segurança sanitária rígidas determinadas por decreto 29.026, de 29 de maio de 2020, o gestor alerta para a necessidade da intensificação das medidas de proteção entre a população.”O uso de máscara, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória devem permanecer entre os hábitos da população, que só deve deixar o isolamento e o distanciamento social em caso de necessidade e com as medidas de prevenção. Somente com a diminuição na velocidade de contaminação pelo coronavírus é que será possível avançar nas habilitações de mais serviços autorizados a funcionar, mantendo o número de casos controlados”, alerta.


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/03/ate-maio-jundiai-registrou-recuperacao-superior-a-50-nos-casos-de-covid-19/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original