Jundiaí sobe em ranking da ABES e agora é a 8ª no Brasil em saneamento

Publicada em 09/06/2020 às 15:57

Pelo quarto ano consecutivo, Jundiaí está entre os dez melhores municípios – considerando cidades com mais de 300 mil habitantes – em saneamento de acordo com o ranking “Universalização do Saneamento”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A cidade subiu uma posição em relação à 2019: este ano, ocupa o oitavo lugar no Brasil e o quinto no Estado de São Paulo.

Jundiaí se encontra na primeira categoria, chamada “Rumo à Universalização”, com dados como 99,07% de abastecimento e 98,23% de coleta de esgoto, com 100% de esgoto tratado.

Pelo quarto ano consecutivo, Jundiaí está entre os dez melhores municípios – considerando cidades com mais de 300 mil habitantes – em saneamento de acordo com o ranking “Universalização do Saneamento”.

“Jundiaí tem boas condições de saneamento, justamente, por conta da constância das iniciativas que fizeram a cidade chegar a esse patamar. A ascendência no ranking evidencia que conduzimos os serviços com a devida seriedade. Saneamento básico tem relação direta com a saúde, principalmente com a prevenção, que é área prioritária do governo. Estarmos perto de atingir a universalização vai muita além de levar infraestrutura adequada, mas assegurar melhores condições de saúde”, avalia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí se encontra na primeira categoria, chamada “Rumo à Universalização”, com dados como 99,07% de abastecimento e 98,23% de coleta de esgoto, com 100% de esgoto tratado. O estudo considera informações do SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) relativas ao ano de 2018, tais como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e existência de um Plano de Saneamento.

“Isso mostra que o planejamento a longo prazo desenvolvido pela DAE para Jundiaí tem sido cumprido à risca. Temos trabalhado para ampliação da reservação de água bruta e de água tratada, mas avançando também em levar novas redes de água e esgoto a toda a cidade”, avalia o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares.

Com este objetivo, a DAE deu início em 2020 à elaboração dos projetos executivos de extensão de interceptor, rede coletora de esgoto, redes de distribuição de água e adutoras no município. Bairros e ruas públicas que ainda não contam com redes de água e esgoto, no presente momento, integrarão o levantamento. “A ideia é exatamente entendermos com precisão o que será necessário para chegar a estes locais, levando água e esgoto a porta da casa dos moradores”, afirma Palhares.

Entre eles, estão as regiões dos bairros Champirra e Mato Dentro, onde a DAE já começou as obras de implantação 16 quilômetros de emissários, além do projeto executivo de 23 quilômetros de redes coletoras. Redes de água e adutoras também serão executadas.

Boas posições

A edição 2020 do ranking reúne 1857 municípios, representando cerca de 70% da população do país. Jundiaí é destaque desde o primeiro ranking da ABES. Em 2017, a cidade integrou o seleto grupo de 14 municípios enquadrados na categoria “Rumo à Universalização”, motivo de um prêmio entregue pela Associação à empresa.

Em 2018, ficou entre as dez primeiras do País e em sétimo lugar no Estado de São Paulo, considerando o recorte de municípios com mais de 300 mil habitantes. Em 2019, ficou em nono no Brasil e em sexto, no Estado, também entre as cidades do mesmo porte.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Foto: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/09/jundiai-sobe-em-ranking-da-abes-e-agora-e-a-8a-no-brasil-em-saneamento/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original