Prefeitura entrega 1.200 máscaras de pano à população vulnerável de dois bairros

Publicada em 12/06/2020 às 14:47

Moradores de maior vulnerabilidade social das regiões atendidas pelas UBSs Nova Maringá e Vila Comercial começaram a receber, na manhã desta sexta (12), um total de 1.200 máscaras de pano das mãos de agentes comunitários de saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí. A prefeitura está distribuindo os itens, doados por empresas e organizações não-governamentais (ONGs), seguindo o critério de atender os munícipes mais vulneráveis e as regiões com maior número de casos do Novo Coronavírus.

A doação feita à Administração Municipal foi articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), que vem trabalhando por mais doações de equipamentos de proteção individual (EPIs) com diferentes setores da sociedade.

Nesta quinta, feriado de Corpus Christi, a prefeitura, a CDL e o Sincomercio mobilizaram 15 pessoas na entrega de cinco mil máscaras a munícipes que passaram pela região central da cidade.

Moradora da Vila Maringá recebe máscara de pano para se prevenir da contaminação do Novo Coronavírus

Moradora da Vila Maringá recebe máscara de pano para se prevenir da contaminação do Novo Coronavírus

“Dar máscaras a quem mais precisa é uma boa ação da prefeitura. Aqui vivem pessoas que não têm dinheiro para comprá-las”, disse Iracema Cesário Elias, moradora da Vila Maringá. “É muito importante termos o acessório para evitar a contaminação com o Coronavírus”, emendou. Maria da Graça Alves de Oliveira também ganhou sua máscara. “Esta doação ajuda a deixar as pessoas mais conscientes de que devem usar a proteção. Temos que nos prevenir”, disse a moradora.

Jéssica Ferreira da Costa, enfermeira assistente da Estratégia de Saúde da Família da UGPS, revelou que as agentes comunitárias detectaram os usuários da Saúde mais vulneráveis da Vila Maringá e Vila Comercial. “Com isso, estes munícipes estarão mais protegidos e podem ainda evitar a contaminação de pessoas próximas a eles”, emendou Jéssica.

Vera Lúcia Paiva é agente comunitária de saúde da UGPS e lembrou que, nos bairros que serão contemplados nesta fase de doação de máscaras, há muitos idosos. “É fundamental trabalhar a prevenção com foco especial nos homens e mulheres com mais de 60 anos”, completou Vera.

Pessoas com vulnerabilidade social do Jardim Novo Horizonte, Santa Gertrudes e outros bairros receberão máscaras entregues pela prefeitura nos próximos dias.

Garoto fez questão de usar a máscara que ganhou nesta sexta-feira (12)

Garoto fez questão de usar a máscara que ganhou nesta sexta-feira (12)

Barreira física
As máscaras doadas nesta sexta-feira foram indicadas pelo Ministério da Saúde (MS) para uso como barreira física à disseminação de gotículas provenientes da respiração e da fala, que são canais de propagação da COVID-19.

Para o gestor da UGPS, Tiago Texera, o uso da máscara é essencial para ajudar a conter o avanço do vírus Sars-CoV-2. “O Centro de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, tem implementado ações para combater a pandemia e a distribuição destes acessórios faz parte das iniciativas, além da testagem e orientação quanto à higiene das mãos e ambientes”, explica.

Os interessados em colaborar devem entrar em contato pelo site da Prefeitura de Jundiaí, na página ‘Coronavírus‘, pelo e-mail redecooperacao@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4589-8602.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/12/prefeitura-entrega-1-200-mascaras-de-pano-a-populacao-vulneravel-de-dois-bairros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original