Com laboratório, UPA Vetor Oeste oferecerá resultados de exames em até 3 horas

Publicada em 15/06/2020 às 15:03

A partir desta segunda-feira (15), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H Vetor Oeste passa a contar com laboratório interno, instalado na estrutura do equipamento, para a realização das análises laboratoriais. A melhoria proporciona a redução no tempo de espera para os resultados nos exames laboratoriais em mais de 60%. O laboratório processará 5.590 exames por mês, derivados do atendimento da UPA e de acolhimentos de urgência e emergência da Clínica da Família Novo Horizonte.

A implantação do laboratório não demandou reformas nem aquisição de equipamentos por parte da administradora do serviço (Fênix do Brasil). O laboratório prestador de serviços ao espaço (Biomedic) implementou a unidade descentralizada específica para atender a demanda da UPA/Clínica da Família. “Reduzir o tempo de espera para ter o resultado de um exame é o grande benefício para o atendimento em Saúde. Enquanto o padrão é de 4h em qualquer serviço de urgência e emergência, na UPA Vetor Oeste a entrega será em 3 horas, o que significa 66% de redução em relação ao tempo de espera registrado anteriormente, que era de 5 horas. É mais uma iniciativa que prioriza a humanização na oferta do atendimento”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Laboratório instalado na estrutura da UPA atenderá a pacientes atendidos em Urgência e Emergência do serviço 24 e também da Clínica da Família

Em detalhes
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, o funcionamento do laboratório é ininterrupto. “O serviço de laboratório, com a realização de análises e emissão de laudos é contínua, ou seja, acompanha o funcionamento da UPA 24H Vetor Oeste. São estimados 5.590 exames por mês derivados de análises clínicas, ou seja, exames de sangue, urina e até coleta de líquor, necessários para a identificação de patologias em ambiente de urgência e emergência”, destaca.

Por mês, a UPA realiza, em média, 9 mil atendimentos, desse total, 4 mil demandam algum tipo de exame laboratorial, outra parcela demanda exame de imagem como raio-x, ultrassom e eletrocardiograma, também oferecidos no mesmo espaço.

“A implantação do laboratório vem a somar com os demais serviços ofertados no equipamento em saúde, trazendo mais celeridade no fechamento do diagnóstico a todos que necessitam de atendimento”, explica o gerente da UPA 24H Vetor Oeste, Fabrício Alves Segura.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/15/com-laboratorio-upa-vetor-oeste-oferecera-resultados-de-exames-em-ate-2-horas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original