Educação: Brincadeira é aprendizagem para as crianças em Educação Infantil

Publicada em 18/06/2020 às 12:48

Nesta quinta-feira (18) a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou mais um encontrou virtual, a partir da TVTEC, para tratar do tema ‘Brincadeiras em Tempo de Quarentena”. A conversa contou com a apresentação da gestora Vastí Ferrari Marques e o professor Levindo Carvalho, professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e faz parte das atividades realizadas pela equipe de Jundiaí para a interação entre educadores e famílias dos estudantes da rede municipal da Prefeitura de Jundiaí durante o período de pandemia da COVID-19, com objetivo de difundir conhecimento e oportunizar experiências para os estudantes.

“Compreender as crianças como sujeitos de direito é o princípio da Educação Infantil. As crianças aprendem o mundo, se apropriam das diferentes dimensões a partir das brincadeiras. A densidade e a profundidade devem ser analisadas inclusive neste momento de pandemia, fora das salas de aula e aproveitar de todas as oportunidades de conhecimento. O currículo da Educação Infantil é complexo e exige profissionalismo próprio de cada educador, pois a Educação Infantil é uma escola, não é apenas etapa preparatória para o que vem depois. É estruturante para diferentes experiências que terão depois. Temos de pensar em construir a escola com as crianças como sujeitos”, explica o educador convidado que é colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e no programa de pós graduação em Educação e Sociedade da Universidade de Lisboa, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia.

Unidade de Gestão de Educação (UGE) realiza, semanalmente encontros com convidados para debater casos na cidade

Conduzido pela gestora da UGE, a live contou com 1h30 de duração e foi transmitida pelas redes sociais da TVTEC e também pelo canal 24 da Net. “A brincadeira, para as crianças, é o mecanismo para a aprendizagem pela experimentação. Nesse contexto rico, identificamos as oportunidades em todos os ambientes e que são aproveitados pelos pais nesse momento em que as crianças estão longe da sala de aula física, mas estão aprendendo e explorando os ambientes. Recebemos vídeos de pais apresentando as atividades dos filhos”, comenta a gestora.

As lives sobre Educação são realizadas todas as quintas-feiras, às 9h, com a participação de convidados relacionados com o tema da abordagem.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/18/educacao-brincadeira-e-aprendizagem-para-as-criancas-em-educacao-infantil/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original