Com apoio da GMJ, mais de 2 mil máscaras são distribuídas na feira do Vianelo

Publicada em 20/06/2020 às 11:39

Uma das feiras de maior movimento da cidade recebeu, na manhã deste sábado, mais uma ação da Prefeitura de Jundiaí para impedir a disseminação do coronavírus. Cerca de 2,1 mil máscaras de proteção foram distribuídas aos frequentadores da feira livre do Vianelo, com apoio do carro de som da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), que divulgou mensagens de reforço à campanha.

A mesma ação, com apoio da GMJ, foi realizada esta semana na quarta (17), na feira do Jardim do Lago, e quinta (18) na Vila Progresso, regiões onde a incidência da doença é maior. A iniciativa é da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e da Saúde (UGPS), com apoio da GMJ e, neste sábado, também com integrantes da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). O objetivo é conscientizar para a importância do uso da máscara para evitar a disseminação do coronavírus, além dos cuidados básicos – como lavar as mãos e evitar aglomerações – justamente nas feiras, que reúnem um grande número de pessoas.

Viatura da Guarda Municipal na feira do Vianelo neste sábado: reforço às mensagens de prevenção

Gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez esteve na feira participando da distribuição de máscaras. “Já distribuímos milhares de máscaras nas feiras livres de Jundiaí, inclusive para todos os feirantes dos 35 varejões e feiras, mas ainda encontramos pessoas que precisam deste reforço sobre a importância de usá-las”. Segundo ele, o apoio da GMJ tem sido valioso. “Quando veem as equipes da guarda, algumas pessoas que estão sem máscara até se apressam a colocá-las. E o carro de som ainda potencializa a ação”. Até o momento já foram entregues cerca de 15 mil máscaras nas feiras livres da cidade.

Carlos de Souza Junior colocou a máscara assim que chegou à feira. “Às vezes esqueço, mas ouvi o carro de som de longe e coloquei rapidinho”, explicou. Maria Aparecida Garcia estava usando luvas e máscara, mas aceitou a que recebeu das equipes. “É bom ter várias, assim a gente vai trocando. Muito boa a iniciativa”.

“A Guarda Municipal de Jundiaí vem executando diversas ações no que diz respeito as medidas sanitárias”, explica o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno. “Por estarmos na linha de frente neste momento de pandemia, temos a obrigação de prestarmos esta utilidade pública à população e o sistema de áudio que está sendo usado onde há aglomeração é uma maneira de interagir com as pessoas”.

Equipes das unidades de gestão entregaram as máscaras de proteção aos frequentadores da feira neste sábado

A GMJ estará participando das próximas feiras livres, da mesma forma, reforçando as mensagens à população: lavar as mãos com frequência, usar máscaras e evitar aglomerações, saindo somente quando for necessário. Neste domingo (21) a viatura da GMJ estará na Vila Arens (feira da Avenida dos Ferroviários) e na terça no Centro (r. Leonardo Cavalcanti).

Segundo o gestor da UGAAT, as máscaras vêm se somar às várias ações de conscientização realizadas com os feirantes desde março, e que incluem cartazes afixados nas bancas, distribuição de folhetos e instalação de banners. “As feiras e varejões são importantes para manter a população abastecida, mas são necessários cuidados para evitar a disseminação da doença”, ressalta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/20/com-apoio-da-gmj-mais-de-2-mil-mascaras-sao-distribuidas-na-feira-do-vianelo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original