Prefeitura discute projetos com ciclistas

Publicada em 13/07/2020 às 14:53

O Plano Cicloviário do município e sugestões para o uso desse modal de transporte em Jundiaí foram tema de conversa, nesta segunda-feira (13), entre o prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello, com um grupo de ciclistas da cidade.

“É um tema que nos interessa muito. Inclusive, temos o projeto para a implantação de uma praça do ciclista, próxima à Prefeitura, onde será ofertada estrutura para quem está praticando o ciclismo por esporte ou por lazer. É importante trocar ideias para melhorar os ambientes já existentes e projetar os novos de maneira funcional”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Pessoas sentadas

O prefeito Luiz Fernando e o grupo compartilharam ideias, inclusive, sobre o projeto para a implantação de uma praça do ciclista

O Plano Cicloviário do município prevê um total de 174 km de rede cicloviária. O material, republicado no Plano Diretor – Lei nº 9.321/2019, consiste em um traçado preliminar, sobre o mapa da cidade, dos itinerários onde há a possibilidade de se estudar a implantação de ciclovias. Atualmente, a cidade já possui 8 km de ciclovias de mobilidade implantada. Também há cerca de 50 km de projetos de ciclovias e ciclofaixas, em diversos estágios de detalhamento, além de ciclovias de lazer ou internas aos parques, como no Parque Engordadouro, Parque da Cidade, Jardim Botânico, Parque Tulipas e Vale Azul.

Atualmente, a cidade possui 8 km de ciclovias de mobilidade implantada.

“Ainda neste semestre, vamos entregar um trecho de 2,7 km na avenida Luiz Latorre. Agora, a partir dessa conversa, vamos estudar também vias com possibilidade de compartilhamento, ou seja, que podem ser usadas por veículos e bicicletas, como é o caso do trecho da avenida Navarro de Andrade, que está sendo pavimentado. Faremos uma visita ao local, com o grupo, para verificarmos juntos questões como a sinalização. A ideia é que o local seja entregue compartilhado para que a população já se acostume com a característica da via”, destaca Scarabello.

Para o ciclista Alexandro Stephanin, a troca de informações foi importante. “Jundiaí é uma cidade que oferta qualidade de vida. É interessante trocar ideias, para alguns ajustes, com o poder público. Saímos satisfeitos com essa oportunidade. ”

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/13/prefeitura-discute-projetos-com-ciclistas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original