Prefeitura realiza a entrega dos cartões do Bom Prato

Publicada em 14/07/2020 às 15:22

A Prefeitura iniciou a entrega dos cartões que dão direito a refeições gratuitas no Bom Prato no Município. Concedidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), os cartões magnéticos garantem café-da-manhã, almoço e jantar no local a pessoas em situação de rua não abrigadas do Município. As entregas ficaram sob a responsabilidade da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), por meio do Centro Pop e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). O custeio pela gratuidade fica todo por conta do Estado.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Rios, explica que o benefício é concedido para distribuição das Prefeituras onde há restaurantes da rede e que sinalizaram interesse. “Entendemos a importância de garantir a segurança alimentar das pessoas em situação de rua neste momento de maior vulnerabilidade decorrente da pandemia e, por isso, sinalizamos nosso interesse à SEDS, em relação à sua resolução nº 15/2020, que era facultativa. Nossa equipe técnica passou por capacitação e, na entrega, os beneficiários são orientados quanto à importância dos cuidados com a higiene pessoal, com os espaços públicos e com a limpeza urbana”.

O benefício, válido até 30 de julho, com possibilidade de prorrogação, é voltado às pessoas em situação de rua que não estiverem em acompanhamento e abrigamento pelas vagas compradas pela Prefeitura em Organizações da Sociedade Civil (OSC), nas modalidades abrigo, casa de passagem, república. Cada cartão tem validade somente no Município onde foi entregue.

O custeio pela gratuidade das refeições fica por conta do governo estadual

O quantitativo de cartões é definido pela SEDS, com base nos números do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) e de censo realizado anualmente pela Prefeitura.

Limpeza urbana
Assim como em outros locais de grande circulação, o entorno do Bom Prato tem recebido da Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), ações intensificadas e frequentes de desinfecção com caminhão de hidrojateamento (aplicação de jato de água com alta pressão), além do aumento da frequência de varrições e reforço na disponibilidade de contêineres e lixeiras.

A Prefeitura também já realizou, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), a distribuição de máscaras de tecido no local. As ações fazem parte das iniciativas estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) com o objetivo conter o avanço da pandemia.

Prefeitura já realizou entregas de máscaras de pano na entrada do local

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/14/prefeitura-realiza-a-entrega-dos-cartoes-do-bom-prato/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original