Índices criminais têm queda em Jundiaí, de janeiro a maio de 2020

Publicada em 15/07/2020 às 12:42
Renovação da frota de viaturas da GM de Jundiaí vem sendo intensificada

Renovação da frota de viaturas da GM de Jundiaí vem sendo intensificada

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) mostram que três dos principais índices criminais avaliados pela Pasta em Jundiaí caíram de janeiro a maio de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os roubos de veículos apresentaram queda de 37,5% na cidade (de 173 registros para 108), enquanto os roubos de outros bens decresceram 27% (de 494 para 360) e os furtos caíram 26,3% (de 1.981 para 1.459).

O policiamento preventivo e com suporte da tecnologia da Guarda Municipal de Jundiaí, sempre com apoio das outras forças policiais da Região (Polícia Militar e Polícia Civil), explica estes resultados positivos nos cinco primeiros meses de 2020, na visão do gestor da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó). “Há ainda o trabalho de inteligência policial, que nos dá melhores condições de atuarmos para que a população tenha mais segurança”, destaca Jacó.

O gestor lembra ainda que a modernização da frota de veículos da GM, a compra de novos armamentos e a capacitação dos guardas também ajudam a explicar os números positivos indicados pela SSP-SP. “No final de março, chegaram 37 novas viaturas, sendo 15 para o patrulhamento de Jundiaí. No último dia 3, colocamos nas ruas outros seis veículos. Estamos cumprindo o Plano de Governo do prefeito Luiz Fernando Machado, que previa a volta do programa “Ronda Escolar – Anjos da Guarda”, ocorrida em 2017. A iniciativa melhorou o policiamento na porta das escolas”, completa.

Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal auxilia o monitoramento de ocorrências na cidade

Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal auxilia o monitoramento de ocorrências na cidade

Há quatro anos, 14,7 mil rondas ocorreram na cidade e o retorno do Ronda Escolar foi marcado por um aumento de 75%, em relação a 2016, nas ações preventivas próximas às unidades de ensino. No ano passado, o programa teve 27% a mais de ações na comparação com 2016.

Veículos recuperados
Entre março e junho de 2020, desde a decretação do estado de calamidade pública em Jundiaí, por conta da pandemia do Novo Coronavírus, equipes da Guarda Municipal recuperaram 70 veículos com queixas de furto ou roubo através do patrulhamento 24 horas e do sistema OCR – que faz o reconhecimento óptico dos caracteres das placas dos carros, caminhões e motocicletas que entram e circulam no município.

Os números, do setor de estatísticas da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, mostram ainda que o Centro de Controle Operacional (CCO) da GM monitorou, nestes quatro meses, cerca de 676 casos, desde acompanhamento de veículos suspeitos flagrados pelo OCR até indivíduos suspeitos de delitos nos pontos em que há câmeras fixas da Guarda Municipal. O CCO trabalha em conjunto com o setor de trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e o SAMU nos casos em que há registro de imagens.

A Divisão de Inteligência da Informação da UGSM monitorou, nestes quatro meses, 45 milhões de veículos na cidade. A eficiência e a consolidação do sistema são as razões de tantos veículos recuperados.

As câmeras de monitoramento estão instaladas em 187 pontos de Jundiaí (102 equipamentos fazem parte do OCR). Novas câmeras foram colocadas no Santa Gertrudes e outros bairros serão contemplados em breve com estas câmeras.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/15/tres-indices-criminais-tem-queda-em-jundiai-de-janeiro-a-maio-de-2020/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original