Jundiaí se despede de Celso Machado, Rei dos Reis do Carnaval na cidade
Publicada em 16/07/2020 às 18:32Em nome da Prefeitura de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) presta suas homenagens a Celso Ribeiro Machado Filho, falecido nesta quinta-feira (16). Eleito Rei Momo do Carnaval da cidade pela primeira vez em 1998, Celso ganharia esse título por mais sete vezes, a última delas em 2013, ocasião em que foi reconhecido pela Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes) como o Rei dos Reis do Carnaval jundiaiense, feito único na história da cidade.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, lamenta o prejuízo que seu falecimento traz para a cultura popular em Jundiaí. “Celso esteve envolvido com o Carnaval desde a sua infância. E mesmo depois da sua última eleição como rei Momo, continuou representando Jundiaí em outras cidades e auxiliava a Cultura na escolha e preparação das Cortes Reais escolhidas. Jundiaí e a Cultura do Carnaval aqui perdem muito com a partida de alguém, que marcou com irreverência e alegria sua trajetória dentro e fora da passarela do samba”.
Enfermeiro de atuação profissional, Celso dedicava-se também anualmente à distribuição de presentes para crianças em bairros vulneráveis da cidade. Vestido de Papai Noel, levava sua alegria aos mais pobres e contava com o apoio de amigos e parceiros na arrecadação sempre crescente de presentes, ano após ano. “A mesma alegria que levava à avenida era a mesma que compartilhava com seus pacientes e com as crianças presenteadas.”

Celso Ribeiro Machado Filho: Rei dos Reis do Carnaval jundiaiense
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
18/04/2025
Biblioteca recebe exibição gratuita de obras do Dia Internacional da Animação neste sábado (19)
-
17/04/2025
Cultura abre inscrições para cinco roteiros de Caminhadas Mediadas por patrimônios da cidade
-
16/04/2025
Confira o que abre e fecha em Jundiaí no feriado prolongado da Páscoa e Tiradentes
-
14/04/2025
Orquestra Municipal emociona o público durante Concerto da Semana Santa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original