Parceria traz curso técnico de Sistemas Embarcados para Jundiaí

Publicada em 16/07/2020 às 09:39

O curso de tecnólogo em Sistemas Embarcados – resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, a empresa Siemens e o Centro Paula Souza (CPS) – foi apresentado oficialmente na noite desta quarta (15), em uma live (transmissão ao vivo) que contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, o diretor executivo da Siemens, Sergio Jacobsen, e o diretor da Fatec Jundiaí, prof. Francesco Bordignon.

Sistemas Embarcados são softwares (programas) criados para serem executados em veículos, aeronaves, televisores, relógios inteligentes etc. – por isso o termo “embarcado”. O curso é gratuito. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line .

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line: curso é inédito no Paula Souza

A prefeitura participou da concepção do curso e mediou a parceria, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT). A parceria foi firmada em uma reunião na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo, no início do ano, que contou com a presença do prefeito e da equipe de Jundiaí, representantes da Siemens e da profa. Laura Laganá, diretora-superintendente do CPS.

Na live, o prefeito apresentou o panorama da indústria em Jundiaí, que conta com mais de 170 multinacionais, e ressaltou a importância de um curso como esse na cidade, inédito no Centro Paula Souza. “Pesquisas mostram que, nos próximos anos, haverá um crescimento enorme de vagas na área de robótica e sistemas no mercado de trabalho”, afirmou. “Jundiaí, além de ser o destino de grandes multinacionais, pode promover o que há de mais moderno na educação voltada para a tecnologia, e a administração municipal enxerga esse potencial”.

Na parceria com a Siemens os alunos irão atuar, durante o curso, em projetos e estudos de casos reais da empresa, aplicando o que aprenderam em situações reais, tendo a orientação e mentoria de profissionais da Siemens, além dos professores da Fatec

Sergio Jacobsen, da Siemens, agradeceu a parceria com a prefeitura de Jundiaí. “Para nós é um orgulho estar em uma cidade que oferece toda a estrutura para que possamos desenvolver, aqui, uma operação de grande porte”, afirmou. “Queremos ser parceiros para que esses novos profissionais venham agregar ao trabalho que desenvolvemos e ao crescimento do município”.

Também participaram da live o gestor da UGDECT, Messias Mercadante; o coordenador do curso, prof. Claudio Luís Vieira Oliveira; prof. Benedito Cristiano, professor da Fatec; prof. Rafael Alves, coordenador de ensino superior da Fatec;

São disponibilizadas 40 vagas por semestre, e o curso tem duração de três anos; o interessado só paga a inscrição no processo seletivo. Até o final da pandemia as aulas serão on-line; posteriormente serão presenciais, na Fatec Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/16/parceria-traz-curso-tecnico-de-sistemas-embarcados-para-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original