Especialistas conhecem protocolo de Jundiaí contra o coronavírus

Publicada em 21/07/2020 às 18:16

Na tarde desta terça-feira (21), integrantes da gestão da Prefeitura de Jundiaí e o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniram com especialistas em Saúde Pública para avançar no combate à pandemia. No encontro virtual foram apresentados os protocolos de Jundiaí e discutidas as próximas ações para a identificação, monitoramento, isolamento, e bloqueio de transmissão da COVID-19.

Ex-secretário de Saúde de São Paulo, médico sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gonzalo Vecina Neto, e a médica chefe do Grupo de Epidemiologia e Estatística em Câncer (GEECAN) que faz parte do Centro Internacional de Pesquisa (CIPE) do A.C.Camargo Cancer Center, Maria Paula Curado conversaram com a equipe de Jundiaí sobre a pandemia. De acordo cm o médico sanitarista, Jundiaí adotou decisões acertadas. “A criação das unidades de atendimento exclusivo na Atenção Básica e as portas separadas nos Pronto Atendimentos são excelentes no cuidado à doença. A testagem ampla também garante o melhor monitoramento da doença. A COVID-19 atinge especialmente as pessoas que precisam sair de casa, que precisam trabalhar para o sustentar a família”, explica.

O especialista em Saúde Pública comentou sobre os caminhos para conter o avanço da doença que foram adotados em territórios que já superaram a fase de pico e platô. “A testagem, o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento e os processos terapêuticos são essenciais na luta contra essa doença, ainda desconhecida. Só se consegue diminuir o número de casos, se diminuir o número de contatantes”, aponta.

Prefeito Luiz Fernando Machado participa de webconferência com especialistas em Saúde Pública

O prefeito Luiz Fernando Machado detalhou as ações de testagem realizadas pela cidade como o inquérito epidemiológico de sintomáticos e assintomáticos, testagem nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e nas crianças e gestantes, a partir de pesquisa do Hospital Universitário. “Com os sistemas inteligentes implementados da cidade conseguimos avançar no enfrentamento à doença”, argumenta.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, novo modelo ainda mais amplo de testagem está sendo desenhado para implantação na cidade, com foco na identificação, isolamento e bloqueio dos doentes. “O objetivo é identificar a doença nos comunicantes dos casos confirmados de forma precoce, evitando a transmissão horizontal”, explica o gestor.

O encontro virtual foi organizado pelo médico Raphael Prudente, que atua na Unidade Sentinela Jardim do Lago.


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/21/especialistas-conhecem-protocolo-de-jundiai-contra-o-coronavirus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original