Carnes, verduras e legumes, kit de alimentação terá produtos perecíveis neste mês
Publicada em 23/07/2020 às 12:16O benefício do Kit de Alimentação Escolar do mês de julho, que será entregue pela Prefeitura de Jundiaí, entre os dias 28 a 31 aos pais – conforme escala informada pelas unidades às famílias – terá a novidade de ser composta por produtos perecíveis como legumes, verduras e proteína animal que poderá ser carne bovina ou frango, alimentos ricos em nutrientes para reforço da imunidade das crianças para o período de inverno.
Desde o início da oferta dos kits, no mês de março, a administração já distribuiu 74 toneladas de arroz, 23 toneladas de feijão, 22 mil dúzias de ovos, 23 toneladas de leite em pó e 20 toneladas de molho de tomate. Os kits distribuídos nos meses anteriores foram montados com oferta de alimento não perecível para a duração superior ao período de um mês. Por isso, a escolha dos nutricionistas da Unidade de Gestão de Educação (UGE) para a oferta perecível no mês de julho. Os kits ainda contarão com escovas de dentes para as crianças.
De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, desta vez serão distribuídos 17,1 mil kits com produtos perecíveis. “Como critério técnico para o reforço da alimentação das crianças, neste mês, o benefício contará com produtos que são ricos em nutrientes e vitaminas para que as crianças tenham reforço na imunidade. Estamos vivendo a pandemia da covid-19 e manter a alimentação saudável, com produtos frescos como as frutas, verduras e legumes. As carnes agregam mais valor nutricional ao prato, comenta.
As entregas serão agendadas com as famílias e começam no dia 28. Cada escola avisará os familiares ou responsáveis pelos estudantes para a retirada dos produtos, que devem ser transportados em sacolas higienizadas. Outra medida que a escola orienta é para que a pessoa responsável por fazer a retirada do kit compareça com máscara, pela determinação estadual de exigência de uso da proteção em qualquer deslocamento público.
Nutrientes
Segundo a diretora do Departamento de Nutrição e Alimentação (DAN) da UGE, Maria Angela Delgado, a escolha dos itens para a composição a cesta priorizou os nutrientes. “A beterraba ou a cenoura são ricas em nitratos e betaína que ajudam na recuperação muscular, na saúde hepática e é anti-inflamatória. Já a abobrinha ou o chuchu são fontes de fibras, vitaminas E, A e C, potássio, Zinco e selênio e atuam no sistema imune e intestino. A couve é rica em ferro, item fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo das crianças e reforço contra anemia. Ainda nas escolas que contam com o projeto das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais – um maço de uma espécie será entregue para a família enriquecer alimentação de toda a família”, detalha.
Cada kit contém 1 kg de composto lácteo, 1 kg de arroz doce ou canjica, 1 kg de polenta ou batata em floco; 1 pacote de bisnaguinha, 1 dúzia de maçã, 500 gr de beterraba ou cenoura, 500 gr de abobrinha ou chuchu, 1 maço de couve ou escarola (refrigeração), 1 pacote de almôndegas de frango com biomassa de banana verde ou filezinho de frango ou carne em cubos (refrigeração) e duas unidades de escovas de dentes infantis, entregues pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
09/01/2025
Saúde: período de férias é um bom momento para atualizar carteirinha de vacinação
-
08/01/2025
Covid-19: vacinação para crianças é retomada
Baixe as fotos desta notícia na resolução original