Comitê das Crianças discute espaços escolares e arborização

Publicada em 25/07/2020 às 12:59

Os integrantes do Comitê das Crianças, da Prefeitura de Jundiaí, se reuniram virtualmente neste sábado (25), para debater temas que envolvem o interesse daqueles que tem menos de um metro de altura, já que Jundiaí faz parte do programa mundial Urban95, dedicado à melhoria dos espaços para as crianças, e consequentemente, para os adultos.  Os integrantes apontam a inclusão de mais áreas verdes e espaços para correr nas escolas como uma das pautas para inclui no documento que será entregue ao Prefeito Luiz Fernando Machado, no final do ano, com as solicitações de melhorias para o próximo ano.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e mediador do Comitê, Marcelo Peroni, as crianças sugerem pequenas modificações não somente em ambiente como na conduta. “Entre todas há unanimidade em solicitar mais espaço para brincadeiras enquanto aguardam a entrada para a escola, por exemplo. Poucos é vão pra a escola a pé, por isso, acabam aguardando enquanto o portão da escola é aberto. Nesse momento eles querem aproveitar o espaço”, explica.

Comitê das Crianças se reúne quinzenalmente para discutir ações e medidas para a melhor convivência a partir da infância

Maria Eduarda Sales, 9 anos, conta que as crianças gostam de correr e brincar, mas no espaço escolar, ela aponta a importância da inclusão de bancos nas áreas de convivência. “As crianças ficam correndo, brincando de pega, mas poderiam colocar uns bancos para que também pudessem sentar e descansar”, comenta.

A área verde também é apontada como uma necessidade. “Mais árvores e sombra na entrada das escolas para que a gente possa ficar esperando o ônibus ou a van. O ambiente fica mais bonito e também melhora a qualidade do ar”, explica Samuel Shubernig, 11 anos.

O próximo encontro do grupo será em duas semanas com o desafio de dar início às propostas para o desenvolvimento do documento do ano que será entregue à administração. Jundiaí faz parte da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, desde 2018, e do programa da fundação holandesa Bernard Van Leer – Urban95, juntamente com outras 10 cidades.

Um dos resultados das solicitações das crianças no ano passado, o Mundo das Crianças – parque com conceito educacional direcionado à natureza, está em construção às margens da Represa da DAE SA.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/25/comite-das-criancas-discute-espacos-escolares-e-arborizacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original