Lagoa no Mato Dentro é revitalizada e vira espaço de lazer

Publicada em 25/07/2020 às 12:26

A área que chamou a atenção das crianças da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Irmã Flórida Mestag, em 2018, está em fase final de revitalização feita pela Prefeitura de Jundiaí. A chamada Lagoa Espelho D´Água se transforma em uma ampla área pública para lazer das famílias da região. Assim que entregue, o espaço contará com pista de caminhada, ciclofaixa, quiosques, mesas e bancos para descanso, brinquedos para crianças e academia ao ar livre. O investimento feito é de R$ 60 mil, com recursos próprios municipais.

Foram os próprios alunos da escola que idealizaram a revitalização da Lagoa Espelho D’Água. Em meados de 2018, menos de um mês após a visita de um grupo de estudantes ao Paço Municipal, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, técnicos da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e do Departamento de Água e Esgoto (DAE) estiveram na escola para contar que o projeto para recuperação da área seria iniciado. “Esse espaço é de uma riqueza educacional imensa, que faz a diferença na Educação e no desenvolvimento das crianças, no lazer das famílias e na apropriação dos moradores pelo equipamento. Jundiaí faz parte da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e este é um projeto desenvolvido por elas e para elas”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado.

Lagoa localizada no Mato Dentro passa por revitalização

Com quase 90% das obras já concluídas, a expectativa é de que o equipamento seja entregue até o final de agosto. O morador vizinho do espaço, Reginaldo César, está ansioso para que tudo esteja pronto. “Acompanho o avanço das obras desde que me mudei para cá, há um ano. Está ficando lindo. É uma área que valoriza o bairro e oferece diversão para crianças e espaço para o lazer para toda a família”, explica.

Lucas Gabriel Tamborim estudou na EMEB Irmã Flórida e acompanhou o projeto.”Nem dá para acreditar que ficou assim. As pessoas já estão usando. Eu mesmo já estou fazendo caminhadas aqui”, contou.

A vistoria foi acompanhada pela equipe da Unidade de Gestão de Educação (UGE), com a gestora Vastí Ferrari Marques, diretor de Obras Jeferson Spina e a diretora da EMEB Irmã Flórida Mestag Tânia Vilela.

A região ainda conta com outros investimentos em andamento. No Rio Acima, várias vias rurais do bairro estão recebendo o “asfalto ecológico”, que faz parte do programa Mais Asfalto, através do projeto “Caminhos Sustentáveis”. Serão pavimentadas as avenidas Geraldo Azzoni (ligação do Rio Acima ao Corrupira), Augusto Mazzi (da SP-360 até o ponto final do ônibus) e Rogério A. Giuntini, as ruas Antonio Müller, João Pedro dos Santos Filho e Maria Irias dos Santos e as alamedas Sibipiruna e Tipuanas. Já entregue, a UBS do Rio Acima recebeu investimento de R$ 52,8 mil para a reforma e acessibilidade do espaço que atende ao moradores do Rio Acima, Mato Dentro, Champirra e Vivendas.

Espaço conta com ciclovias, áreas para caminhadas, brinquedos para crianças e bancos para adultos

 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/25/lagoa-no-mato-dentro-e-revitalizada-e-vira-espaco-de-lazer/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original