Castração de animais domésticos é regulamentada em Jundiaí

Publicada em 26/07/2020 às 13:32

Os tutores de cães e gatos interessados em castrar seus bichos de estimação poderão fazer o cadastro no Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) pelo site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo aplicativo de celular APP Jundiaí e acompanhar o avanço da inscrição, conforme  o decreto 29.134, de 20 de julho de 2020, publicado na sexta-feira (24) na Imprensa Oficial do município.

“O cadastro vai melhorar o sistema de informações e o controle dos animais a serem castrados pelo DEBEA”, ressalta Daniela Araújo Passos, diretora do Departamento. “O novo sistema, desenvolvido pela Cijun, proporcionará mais transparência ao serviço e um melhor acompanhamento do atendimento dos munícipes cadastrados”, emenda Daniela, lembrando que Jundiaí é um dos poucos municípios a oferecer o sistema.

Ao entrar no site ou no APP Jundiaí, a pessoa deve localizar o campo de pesquisa (onde tem a lupa) e escrever “castração”, que aparecerá o link “Cadastro de Animais para Castração”. Basta clicar neste link e preencher o cadastro. Para minimizar as dúvidas, há próximo ao link um vídeo explicativo de como realizar o cadastro.

Inscrição para castração de animais é feita pelo site e andamento pode ser acompanhado pelo usuário

Os internautas devem se inscrever e a seus animais, podendo incluir novos animais em seu cadastro a qualquer tempo. Os cães e gatos devem estar realmente sob a responsabilidade de quem o cadastrou, pois o rastreamento após a microchipagem será ainda mais rigoroso.

A partir daí, a pessoa deve aguardar o contato do DEBEA para o agendamento, que pode ocorrer rapidamente ou não, dependendo da procura pela castração e da oferta de vagas disponíveis, além de critérios epidemiológicos que o Departamento estabeleceu.

De acordo com o decreto, é de responsabilidade dos tutores dos animais a manutenção dos dados cadastrais atualizados do cachorro ou gato e do responsável pelo bicho. A lista de espera dos animais que aguardam castração será publicada no site da Prefeitura e na Imprensa Oficial em ordem alfabética, com atualizações bimestrais.

Isolamento social
Indivíduos não contatados pelo DEBEA para realizar o agendamento da cirurgia não devem levar seus animais ao Departamento no dia da castração, pois somente cães e gatos agendados serão castrados naquele dia. Além disso, tendo em vista as medidas de isolamento social por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o DEBEA está trabalhando com horários agendados para evitar aglomerações em sua sede. No dia do procedimento, os tutores dos animais a serem castrados deverão ficar no carro, se quiserem esperar no local, ou irem para casa, aguardando ser avisados do final da cirurgia. Se eles permanecerem, deverão usar máscaras e manter a higiene das mãos.

Por e-mail, estas pessoas poderão ainda ser informadas de quando será a castração e obter mais informações a respeito do procedimento. “Quem já fez o cadastro pelo telefone 156 e ainda não foi contemplado com a cirurgia, deverá realizar o recadastramento no novo sistema”, completou Daniela Araújo Passos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/26/castracao-de-animais-domesticos-e-regulamentada-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original