Abrigo emergencial recebe doação de camas e colchões do governo do Estado

Publicada em 28/07/2020 às 17:41

O abrigo emergencial montado pela Prefeitura no Complexo Esportivo Jardim Ângela recebeu nesta terça-feira (28) a doação de 20 camas e 20 colchões, destinados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), além de verba de R$ 10 mil para a compra de insumos. O espaço, montado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) na vila Aparecida iniciou seu funcionamento em março deste ano como medida para enfrentamento ao Coronavírus e para abrigamentos da Operação Noites Frias.

Para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Rios, doações qualificam o serviço que já é prestado pela Prefeitura no local. “As destinações da SEDS irão nos ajudar a aprimorar em qualidade o serviço que já é oferecido no abrigo, onde são oferecidos diversos serviços, com atenção aos cuidados sanitários e preventivos”.

As doações vieram a Jundiaí por meio da resolução SEDS nº 17/2020, através de repasse financeiro de recursos estaduais e transferência de insumos recebidos pela SEDS da iniciativa privada. O aporte e a quantidade de materiais foram definidos pela SEDS, com base nos números de pessoas em situação de rua registados nos Cadastros Únicos de cada Município.

Novas camas e colchões foram instalados, respeitando-se o distanciamento seguro para prevenção à pandemia

Abrigo emergencial
No espaço, cedido pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), o abrigamento respeita as orientações sanitárias e os levantamentos de demandas do Município realizados pelo Departamento de Proteção Social Especial da UGADS. Na estrutura, que funciona 24 horas sob supervisão da Prefeitura e da Guarda Municipal, são oferecidos pernoite (em leitos que respeitem o distanciamento necessário), cronograma de atividades atendimento técnico, além de banhos, alimentação, roupas e atendimento de saúde, por meio de visitas do Consultório na Rua da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Durante o período, a Prefeitura também recebe doações de itens de higiene pessoal (sabonetes, xampus, escova e pasta de dente), limpeza em geral, vestuário, roupa de banho, água mineral, sacos de lixo, além de ração para os cães de estimação das pessoas abrigadas (parceria com o Departamento do Bem-Estar Animal – Debea). As doações devem ser enviadas para o Fundo Social de Solidariedade, que fica anexo ao Parque da Uva, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para os atendimentos no abrigo, o encaminhamento é feito por meio do Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro) e do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS), serviço contratado pela Prefeitura e operado pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). Todo munícipe que visualizar alguém em situação de rua deve acionar o telefone da abordagem social pelo número (11) 98531-0146, para que seja realizada a busca ativa e direcionamento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/28/abrigo-emergencial-recebe-doacao-de-camas-e-colchoes-do-governo-do-estado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original