Parto inesperado: UBS São Camilo traz ao mundo a pequena Valentina

Publicada em 29/07/2020 às 18:21

Valentina Victória completou um mês, neste dia 30 de julho de 2020. Nasceu forte, saudável, com 3,025 kg e 46 cm. Mas surpreendeu a mãe, Gracieli Dias de Oliveira Santos, que fez 24 anos nessa terça-feira (28), e toda a família, que mora no Jardim São Camilo, porque não deu bola para os prazos: nasceu quando achou que estava pronta. O parto se transformou numa emergência, assistida pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que atualmente passa por uma reforma completa para atender no conceito de Nova UBS estabelecido pela Prefeitura de Jundiaí, com novo padrão de ambiência, acolhimento, tecnologia e assistência social.

Gracieli que é casada, tem outra filha, a Ludmila, de quatro anos, e perdeu um bebê antes da gravidez de Valentina. “Não estava esperando para aquele momento. Comecei a sentir a dor no dia 29, e umas 7 horas do dia 30 de junho as dores apertaram, ficaram mais intensas”, conta. “Ia chamar o Uber para ir para o hospital, mas começou a sangrar bastante. Minha mãe ajudou, chamou o Uber. Desci até o ponto do ônibus enquanto esperava.  Mas a criança já estava vindo e o pessoal me socorreu e levou até o posto de Saúde (UBS), onde eu ganhei a neném”, completa. “O atendimento foi muito bom”, garante. Segundo ela, só depois de todos os cuidados pediátricos com Valentina, o Samu as levou ao Hospital Universitário (HU), onde foram concluídos os procedimentos clínicos.

Equipe da UBS São Camilo realiza parto de Valentina Victória

Equipe preparada

A pediatra Regina Trinca, gerente da UBS do São Camilo, fez parte da equipe que atendeu Gracieli. Adiantou que é pouco comum emergências como o parto, atendido em 30 de junho no local. “Nós acompanhamos casos clínicos, de Odontologia e de Pediatria”, informa a médica. “Mas estamos prontos para dar sempre esse primeiro atendimento e fazer o encaminhamento necessário para qualquer tipo de urgência ou emergência”, detalha, explicando que a UBS tem sete mil pacientes ativos e dez mil cadastrados, na região do São Camilo.

O gestor de Promoção de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, repetiu o bordão que gosta de usar – “de básico, as UBSs (unidades básicas de saúde) só têm o nome” -, ao comentar o assunto. “Todas elas estão aparelhadas para atender urgências e emergências, do ponto de vista do acolhimento, do atendimento médico e clínico e também tecnológico”, declara, confirmando a raridade do atendimento emergencial a um parto. “É preciso registrar, ainda, que a Prefeitura de Jundiaí colocou em prática as Novas UBSs – reformando não só as estruturas, mas o conceito do atendimento”, frisa o gestor.

Dentro da nova proposta de padrão de ambiência, acolhimento humanizado, tecnologia e assistência social, as Novas UBSs do Jardim do Lago, Jundiaí Mirim, Rio Acima e Traviu. E estão em processo de reestruturação as Novas UBSs da Vila Comercial, Corrupira, Retiro, Santa Gertrudes e Morada das Vinhas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo Pessoal


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/29/parto-inesperado-ubs-sao-camilo-traz-ao-mundo-a-pequena-valentina/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original