Semana do Aleitamento Materno e do Bebê terá atividades online

Publicada em 29/07/2020 às 17:11

A Semana Mundial do Aleitamento Materno e a Semana Municipal do Bebê de 2020, que será realizada pela Prefeitura de Jundiaí entre os dias 3 a 7 de agosto, terá várias atividades virtuais sobre ‘Primeiríssima Infância’. Além de ‘lives’ debatendo o tema no contexto da pandemia da COVID-19, serão disponibilizados vídeos de orientação sobre os cuidados para as gestantes e crianças nos primeiros meses de vida. As transmissões serão realizadas pelas plataformas digitais da TVTec (Canal 24 NET, Facebook e Youtube).

De acordo com a articuladora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e nutricionista da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Rita Stringari de Francesco, a realização das atividades envolvem toda a sociedade. “O objetivo do Programa é levar os temas amamentação e os cuidados com a Primeiríssima Infância em discussão, abordando aspectos de Saúde, Educação e até direito”, explica.

Em Jundiaí, de acordo com dados da Diretoria de Atenção Básica da UGPS, existem 2.433 gestantes e 8.541 mães com crianças entre 1 mês a 24 meses. O período classificado como ‘Primeiríssima Infância’ se estende até o terceiro ano de vida da criança e é o período com maior avanço nas formações cognitivas cerebrais, além dos vínculos afetivos.

Programação

A programação completa pode ser conferida em evento criado no Facebook da Prefeitura de Jundiaí.

Segunda (3/08) – das 14h às 16h: ‘Desenvolvimento Infantil no cenário da pandemia’, com  Sônia Venâncio e Dr. Marcos Davi. A apresentação é regional, a partir da Diretoria Regional de Saúde.

Terça (4/08) – 9h: ‘O impacto da pandemia no desenvolvimento infantil’, com a Diretora da Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Andreia Pinto de Souza e convidados como a pediatra da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Hospital Universitário (HU) Stela Maria de Oliveira, pediatra e professora assistente da FMJ, Rosa Estela Gazeta; pediatra e professora colaboradora da FMJ, Monica Franco e a ginecologista – professora adjunta da FMJ e médica do HU, Karayna Gil Fernandes.

Quarta (5/08) – 19h30 – ‘Direito a amamentação’ (Live pelo Instagram @cdca33oab) mediado por Dalila Fernandes Santos Andrade integrante da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB da 33ª Subseção de Jundiaí, apresentado por Isadora Trinquinato Rosa, enfermeira formada pela USP e mestranda pela mesma universidade com o tema amamentação. Especializada em aleitamento materno, trabalhou mais de dois anos como enfermeira em UTI Neonatal em Jundiaí.

Quinta (6/08) – 9h : ‘A rede de afetos que protegem a criança’, com Dr. Marcos Davi.

19h30: ‘Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) e a proteção legal da amamentação’ (Live pelo Instagram @cdca33oab) da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB da 33ª Subseção de Jundiaí, mediada por Dalila Fernandes Santos Andrade, integrante da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB da 33ª Subseção de Jundiaí, com apresentação de Rosana De Divitiis, socióloga, ex-presidente e membro do conselho diretor da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN Brasil.

Criança Feliz
A fim de comemorar a data, os visitadores do programa Criança Feliz nos territórios de atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) irão reforçar em suas visitações as orientações sobre a importância da amamentação. O programa, vinculado ao Ministério da Cidadania, visa acompanhar o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde a gestação até os primeiros anos de idade, por meio de visitas domiciliares a famílias que recebem benefícios federais ou para crianças com deficiências ou afastadas do convívio familiar por medida de proteção.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/29/semana-do-aleitamento-materno-e-do-bebe-tera-atividades-online/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original