Prefeitura intensifica remoção de árvores que ameaçam transmissão de energia

Publicada em 30/07/2020 às 16:53

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), está intensificando a remoção de árvores na cidade com algum tipo de problema, que colocam em risco a transmissão de energia elétrica, o patrimônio e as vidas dos munícipes. As árvores só são retiradas após laudo de um engenheiro agrônomo que justifique a remoção. Vale ressaltar que cidadãos comuns não podem cortar troncos ou galhos por conta própria, pois isso infringe a legislação ambiental e pode causar acidentes fatais.

Apoiam a UGISP neste trabalho a CPFL Piratininga, que quando necessário interrompe o fornecimento de energia no local durante a remoção, a Defesa Civil de Jundiaí e a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), responsável pela reserva de vagas próximas às árvores para os carros de serviço.

CPFL é parceira da UGISP na remoção de árvores com problemas, assim como a Defesa Civil e a UGMT

CPFL é parceira da UGISP na remoção de árvores com problemas, assim como a Defesa Civil e a UGMT

Na manhã desta quinta-feira (30), prestadores de serviços da UGISP e demais parceiros na ação retiraram uma árvore inclinada na Rua Uva Paulistinha, no bairro Morada das Vinhas, que estava sobre a rede de transmissão. Esta teve de ser desligada pela CPFL.

“O trabalho constante de manutenção é muito importante e tem caráter preventivo. Realizamos o serviço com maior frequência desde o início da pandemia do Novo Coronavírus, visando evitar a interrupção de energia principalmente nas proximidades dos hospitais que atendem pacientes com COVID-19. Muitas destas pessoas dependem de equipamentos eletrônicos para viver, por isso queremos evitar que galhos e troncos atinjam a fiação”, ressalta o gestor da UGISP, Adilson Rosa.

A queda de árvores também pode causar danos materiais e ferir pessoas, de acordo com o gestor. “Troncos e galhos podem pegar fogo com o rompimento de cabos de energia. Isso pode gerar uma descarga elétrica de até 13 mil volts. Queremos evitar também que carros e casas sejam destruídos e pessoas fiquem feridas se uma árvore com problemas cair, principalmente em dias de tempestade com ventos fortes”, finalizou Adilson.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/30/prefeitura-intensifica-remocao-de-arvores-que-ameacam-transmissao-de-energia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original