Prefeitura faz ação contra a COVID-19 nos Terminais

Publicada em 04/08/2020 às 11:13

Teve início nesta terça-feira (4) ação de conscientização e cuidado contra o Novo Coronavírus, realizada pelas equipes da Prefeitura de Jundiaí, nos terminais de transporte urbano da cidade. Com técnicos da Saúde tirando dúvidas, aferindo a temperatura e a oxigenação do sangue dos usuários do transporte público, auxiliando as pessoas com sintomas ao encaminhar para o atendimento adequado, bem como promover a reflexão entre a população sobre as medidas simples inseridas no cotidiano que auxiliam no enfrentamento à pandemia.

Com 62 anos, Pedro Pimentel de Lima é pintor de prédios, mas está sem emprego desde o início da pandemia. Em busca de uma nova colocação, saiu de casa, na região da Agapeama para entregar currículos e ficou satisfeito ao receber orientações de técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) sobre os cuidados para evitar a infecção COVID-19. “É muito bom que a Prefeitura esteja fazendo essa atividade de orientar e indicar onde se deve procurar atendimento quando se está sentindo algum sintoma. Tem muita gente que ainda não está acreditando nessa doença. É preciso que todos tenham muito cuidado”, comentou.

As equipes realizarão a ação de forma itinerante em todos os sete terminais urbanos da cidade ao longo das semanas. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Fauzia Abou Abbas Raiza, a atividade é uma forma de levar a informação e cuidado para a população. “A iniciativa tem o objetivo de orientar adequadamente a população sobre quais são os sintomas que podem indicar a infecção pelo novo Coronavírus, além dos cuidados que devem ser adotados para combater o avanço da doença. A escolha do terminal para a ação é facilitar o acesso às informações para essa população em circulação”, detalhou.

Equipes da Saúde entregaram panfletos com orientação sobre onde buscar atendimento no caso de sintomas do Novo Coronavírus

Além da orientação e esclarecimento de dúvidas, os técnicos aferem a temperatura e a saturação do oxigênio no sangue dos interessados e entregam máscaras de tecido para os usuários do sistema de transporte público. Caso seja identificado indícios de sintomas, a pessoa recebe encaminhamento para o atendimento na Unidade Sentinela de referência ou Pronto Atendimento mais próximo, para uma consulta, e indicação de exame de COVID-19, caso seja especificado pelo médico.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) Silvestre Ribeiro, o transporte público é o meio por onde as pessoas se deslocam. “Em todos os terminais contamos com dispositivos de álcool em gel para que os usuários do transporte público possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos. A limpeza dos carros também é frequente, acompanhando a necessidade que a situação determina. É necessária a contribuição e conscientização de todos para o enfrentamento ao vírus Sars-CoV-2”, orienta, lembrando da facilidade do uso do Bilhete Único como forma de pagamento da passagem, reduzindo a manipulação de cédulas.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) adota medidas para a contenção ao avanço do vírus Sars-CoV-2 como a implementação das Unidades Sentinelas, das entradas exclusivas nos Prontos Atendimentos, testagem ampla da população, distribuição de mais de 100 mil máscaras de tecido e intensificação das ações de orientação com carro de som e monitoramento das equipes de Saúde nos casos identificados como suspeitos de COVID-19 para que todos cumpram o isolamento necessário e adotem as regras sanitárias para evitar a disseminação da doença.

Pedro Pimentel de Lima, 62 anos, aprovou a ação realizada pela Prefeitura nos Terminais de Transporte Público

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/04/prefeitura-faz-acao-contra-a-covid-19-nos-terminais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original