Saúde Bucal: Atenção deve ser mantida na pandemia

Publicada em 04/08/2020 às 17:45

Com o objetivo de intensificar as orientações sobre os cuidados com a higiene bucal, dentistas da Prefeitura de Jundiaí gravam vídeos didáticos sobre os temas: câncer bucal, escovação e alimentação saudável. Disponível para acesso via Youtube, as gravações – feitas por técnicos do Município – explicam em detalhes as observações necessárias para manter não somente as cáries longe dos dentes, como a saúde de todo o corpo.

De acordo com a Assessora Técnica de Saúde Bucal da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Luciane Yurika Koga Usami, a atenção durante a escovação é fundamental. “Além de  escovar e passar o fio dental e a alimentação saudável, evitar o uso de cigarros e a ingestão de bebidas alcoólicas garantem uma boa saúde  da boca. Feridas na boca que não cicatrizam por mais de 14 dias podem indicar problemas, inclusive câncer. Quanto mais cedo identificado, mais rápido é o diagnóstico e melhores são os resultados”, comenta.

Segundo dados da assessoria de Saúde Bucal, por ano, 20 novos casos de câncer bucal são identificados durante ações de campanha específicas. Em 2020, por conta da pandemia, essas atividades estão suspensas, mas as equipes de Saúde Bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) permanecem com o atendimento de urgência e emergência e acolhimento às necessidades. “A qualquer alteração identificada na boca, busque pelo atendimento na sua UBS de referência. A partir da avaliação o caso será encaminhado para atendimento especializado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para o tratamento adequado”, explica.

Os vídeos, que estão disponíveis no Youtube da Prefeitura de Jundiaí, explicam não somente sobre o câncer bucal, como escovação e até alimentação saudável.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/04/saude-bucal-atencao-deve-ser-mantida-na-pandemia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original