Sarampo: Jundiaí realiza ‘Dia D’ em 22 de agosto

Publicada em 06/08/2020 às 14:52

A Prefeitura de Jundiaí organiza para o próximo dia 22 de agosto, sábado, o Dia D de imunização contra o Sarampo. A vacina é indicada para pessoas entre 6 meses a 49 anos de idade, conforme critérios definidos para os públicos. No município, apesar de não haver caso positivo da doença registrado, o trânsito das pessoas entre as cidades onde há ocorrência da doença favorece a circulação do vírus entre a população que não tenha a cobertura vacinal. A meta é imunizar 95% dos públicos determinados pelo Ministério da Saúde, que em Jundiaí somam 283 mil pessoas.

Segundo a enfermeira sanitarista da Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí, Selônia Patricia Caballero, as doses serão disponibilizadas em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h30. “De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as doses devem ser aplicadas de forma seletiva – conforme a necessidade da carteira vacinal – para crianças entre 6 meses e menores de um ano devem tomar a dose 0, que foi inserida no ano passado. Entre um ano até 29 anos devem contar com duas doses da vacina tríplice. Já entre os adultos de 30 a 49 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, todos devem receber uma dose mesmo que já tenham a comprovação de vacinas anteriores”, explica.

Vacinação contra o Sarampo terá Dia D em 22 de agosto; público envolve crianças a partir de 6 meses a adultos até 49 anos

De acordo com dados da VE, Jundiaí conta com 283 mil pessoas entre todos os públicos determinados pelo MS. Entre as crianças, a cobertura vacinal para o público entre 6 meses a 1 ano é de 82,10%, até março – data disponível para consulta no sistema do Ministério da Saúde (MS). As doses estarão disponíveis na antiga UBSs Novo Horizonte, UBS Eloy Chaves, UBS Guanabara, UBS Central, UBS Morada das Vinhas, UBS Santa Gertrudes, UBS Maringá, UBS Esplanada, UBS São Camilo, UBS Jundiaí Mirim e UBS Tamoio. A data também é uma oportunidade para que os pais atualizem as carteiras de vacinação das crianças, já que as demais vacinas também estarão disponíveis.

Vale destacar que a imunização é permanente nas UBSs da cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/06/sarampo-jundiai-realiza-dia-d-em-22-de-agosto/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original