Ação educativa contra a COVID-19 chega ao Terminal Hortolândia

Publicada em 07/08/2020 às 14:26
Mulher passa por exame para analisar a oxigenação do sangue

Mulher passa por exame para analisar a oxigenação do sangue

Profissionais da saúde de Jundiaí estiveram na manhã desta sexta-feira (7) no Terminal Hortolândia para realizar mais uma ação de conscientização contra o Novo Coronavírus. A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí busca reforçar o alerta aos usuários do transporte público da importância de manter os cuidados de higiene, evitando desta forma o contágio da COVID-19, além de entregar máscaras, folhetos explicativos e fazer a aferição da temperatura e da oxigenação do sangue dos passageiros.

A ação também percorreu esta semana os terminais Vila Arens, Eloy Chaves e CECAP e ocorrerá nos próximos dias nos outros terminais da cidade, como o Central, Colônia e Vila Rami. As pessoas foram novamente orientadas sobre os sintomas da doença e o encaminhamento de quem pode estar infectado para uma unidade de Saúde para receber o atendimento adequado.

“É importante este tipo de ação educativa, pois ainda vemos muita gente sem consciência que não utiliza a máscara. Estas pessoas não pensam nem nelas e nem nos outros”, contou o desempregado Márcio Aparecido Oliveira.

“Fazemos um trabalho de conscientização que tem que ser contínuo, para auxiliar no enfrentamento à pandemia. Os cidadãos devem manter o hábito de higienizar as mãos, usar máscara sempre que saírem de casa e cumprir o distanciamento social”, destacou Juliana Mantovani, técnica de enfermagem da Prefeitura de Jundiaí.

No Terminal Hortolândia, público recebeu máscara de pano e folheto explicativo sobre o Novo Coronavírus

No Terminal Hortolândia, público recebeu máscara de pano e folheto explicativo sobre o Novo Coronavírus

Orientação adequada
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza, os munícipes têm que ser orientados adequadamente sobre quais os sintomas que podem indicar a infecção, além dos cuidados para combater o avanço da doença. “A escolha dos terminais de ônibus é para facilitar o acesso às informações para quem está em circulação”, detalhou.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro, os sete terminais possuem dispositivos de álcool em gel para que os usuários possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos, além de balizadores de fila para ajudar no distanciamento das pessoas. A limpeza dos ônibus também é frequente. “Oferecemos ainda a facilidade do uso do Bilhete Único como forma de pagamento da passagem, reduzindo a manipulação de cédulas”, finalizou Silvestre.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/07/acao-educativa-contra-a-covid-19-chega-ao-terminal-hortolandia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original