Semana Municipal de Prevenção de Deficiências compartilha histórias reais

Publicada em 11/08/2020 às 16:00

Aos 16 anos de idade, Alessandro Alexandrino foi mergulhar com alguns amigos em uma lagoa, cuja profundidade ele desconhecia. Um mergulho vertical em águas rasas causou uma fratura na cervical e o deixou tetraplégico.

Hoje aos 33 anos, morador de Várzea Paulista, ele é atleta do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) e recordista brasileiro na prova de disco e club (esporte paraolímpico, que consiste no arremesso de club, semelhante a um pino de boliche) no campo. Também é o protagonista do primeiro vídeo que marca a Semana Municipal de Prevenção das Deficiências, de 21 a 28 de agosto, realizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil / Assessoria de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Alessandro em campeonato no final de 2019: dedicação ao esporte após o acidente que o deixou tetraplégico

Assim como ele, em breve novos protagonistas irão narrar suas histórias em vídeo, como Igor, que sofreu um acidente de moto, e Altair, vítima de acidente de carro. Os vídeos, quatro no total, serão divulgados nas redes sociais da Prefeitura e o primeiro pode ser assistido aqui

Segundo Marco Antônio dos Santos, assessor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, todos os anos é escolhido um mote para as atividades da Semana Municipal de Prevenção das deficiências; este ano, é “Prevenção: Uma ação para a vida”. No Brasil, atualmente, 23,9% da população apresenta algum tipo de deficiência. Isso equivale a dizer que cerca de 45,6 milhões de pessoas declaram ter algum tipo de deficiência, segundo o último censo do IBGE”, explica. “Nos próximos anos, a deficiência será uma preocupação ainda maior porque sua incidência tem aumentado. Isto se deve ao envelhecimento e ao risco maior de deficiência na população de mais idade, bem como ao aumento global de doenças crônicas. Por isso é preciso conscientizar para a necessidade de prevenir, mas também incluir a pessoa com deficiência na sociedade”.

Semana de Prevenção de Deficiências

A Semana Municipal de Prevenção de Deficiências foi criada em Jundiaí em 1992, por meio da Lei Municipal nº 4043. O artigo 23 da Constituição Federal afirma que “É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios” (…) II – “Cuidar da saúde e assistência da proteção e garantia das pessoas com deficiência”. A partir dessas premissas é criada a Lei nº 4043/92 em seu artigo 1º: “É instituída a Semana Municipal de Prevenção das Deficiências, a promover-se anualmente no período de 21 a 28 de agosto”. Seu objetivo é o de disseminar através de ações, palestras, programas e projetos a cultura da prevenção junto à população jundiaiense.

O assessor Marco Antônio destaca que, entre as ações para a prevenção, estão desde exames para detectar sífilis e toxoplasmose (que podem causar diversas doenças e deficiências ao bebê, ainda durante a gestação) até a importância de não dirigir alcoolizado ou sob o efeito de drogas, aumentando o risco de acidentes. “Prevenir é sempre a melhor ação”, afirma.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/11/semana-municipal-de-prevencao-de-deficiencias-compartilha-historias-reais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original