Mês do Patrimônio: live desta quarta (12) resgata julgamento por feitiçaria do século 18
Publicada em 12/08/2020 às 12:07A programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2020 traz nesta quarta-feira (12), às 19h, uma palestra live sobre relatos de feitiçaria no final do século 18, quando Jundiaí ainda era vila. O caso em estudo será o processo aberto em 1754 pela Justiça Eclesiástica Paulista contra Thereza Leyte e Escholastica Pinta da Silva, mãe e filha, por terem assassinado por meio de feitiçaria o primeiro marido de Escholastica.
A palestrante será Narayan Porto, que é mestra em Filologia e Língua Portuguesa e Beletrista, ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP).
Não é necessária inscrição prévia. A live será aberta para o público em geral a partir dos 16 anos e será transmitida simultaneamente pelas redes sociais da Prefeitura, da Cultura e do Departamento de Patrimônio Histórico.

Palestra live sobre relatos de feitiçaria no final do século 18, quando Jundiaí ainda era vila
Mais Mês do Patrimônio
Entre palestras videoconferências, oficinas, simpósios e debates, a programação gratuita do Mês do Patrimônio segue ao longo do mês e pode ser consultada no site. Também estão disponíveis para a audiência as atividades já realizadas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
15/03/2026
Exposição “Tao Sigulda – Um Alquimista do Século XX”, na Pinacoteca Municipal, segue até 28 de março -
13/03/2026
Cia. de Teatro de Jundiaí abre temporada 2026 com participação no FESTEJU -
12/03/2026
Cinema itinerante chega ao Ivoturucaia e proporciona experiência cultural a alunos da EMEB Luzia Francisca -
12/03/2026
Exposição ‘Equilíbrio em Movimento’ transforma o instante do esporte em fotografia no Centro das Artes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
