Mês do Patrimônio: Simpósio traz discussões temáticas sobre Cultura na cidade

Publicada em 13/08/2020 às 14:23

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar das atividades da 8ª edição do Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial, que traz como tema “Patrimônio e Cultura na Cidade”. Numa iniciativa do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura e da Fatec Jundiaí, o simpósio faz parte do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural e, neste ano, trará as discussões acadêmicas por meio de webconferências em três eixos temáticos.

Os eventos online são abertos ao público, mas é necessário que os interessados se inscrevam gratuitamente a fim de receber o link das salas de reunião online. O envio será feito pela organização meia hora antes do início da atividade pelo e-mail informado no ato da inscrição.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Interessados devem se gratuitamente no site para receber o link das salas de reunião online para cada webconferência

A webconferência pelo Eixo 1, que traz como tema “Turismo, Sustentabilidade e Patrimônio” e será realizado na quarta-feira (26), das 9h às 10h30, e irá discutir a necessidade de se discutir as possibilidades de trabalhar o patrimônio cultural e ambiental, superando a dicotomia historicamente construída entre cultura e natureza. Além de intervenções culturais, a mesa redonda irá contar com as participações da superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, e com o diretor do Departamento de Gestão do Complexo Fepasa e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), o professor Ms. Elizeu Marcos Franco, e como debatedoras a professora Drª. Gabrielle Cifelli e professora Ms. Adriana Perroni Ballerini. As inscrições devem ser realizadas até as 0h do dia 26 pelo link.

Ainda na quarta-feira (26), das 11h às 13h, a webconferência pelo Eixo 2 traz como tema “Fórum sobre redes e grupos de trabalho na articulação entre os atores sociais para conhecimento e defesa do patrimônio”. Seu objetivo é a estruturação de uma rede de pesquisas, interlocuções e intervenções entre diversos atores da sociedade para a defesa do patrimônio. O evento contará com a participação da professora drª. Vanessa Gayego Bello Figueiredo (ICOMOS) e, como debatedores, o diretor do DPH, William Paixão e a professora da NETS e Fatec Jundiaí a drª. Sueli Batista. As inscrições devem ser realizadas até as 0h do dia 26 pelo link.

Já a webconferência pelo Eixo 3 será na sexta-feira (28), das 20h às 21h15, e traz como tema “Patrimônio educativo e memória institucional” e terá como palestrante a professora drª. Ana Lúcia Saad, da Fatec-SP e Ceeteps, e como debatedora a professora drª. Sueli S. S. Batista, da NETS, Fatec-SP, UPEP e Ceeteps. No encontro, será tratada a importância das experiências de conhecimento, a preservação e a apropriação de bens culturais relacionados à memória institucional na pesquisa sobre patrimônio, e usando a história de 50 anos da criação da Fatec. As inscrições devem ser realizadas até as 18h do dia 28 pelo link.

Mais programação
Toda a programação gratuita de eventos, palestras, lives e oficinas do Mês do Patrimônio segue ao longo do mês e pode ser consultada no site. As transmissões dos eventos abertos ao público sem a necessidade de inscrição prévia serão feitas simultaneamente pelas redes sociais da Prefeitura, da Cultura e do Departamento de Patrimônio Histórico. Ainda no site com a programação estão disponíveis os vídeos das atividades já realizadas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/13/mes-do-patrimonio-simposio-traz-discussoes-tematicas-sobre-cultura-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original