Movimento no Centro cai 42,8% em agosto, na comparação com fase laranja

Publicada em 14/08/2020 às 13:45

Dados da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) mostram que a região central da cidade, que concentra muitas lojas e agências bancárias, teve movimento de pessoas 42,8% menor nos primeiros 13 dias de agosto, em relação ao mesmo período de junho. O levantamento foi feito com a ajuda das 14 câmeras de monitoramento da GMJ instaladas no Centro.

Em média, 1.050 pessoas circularam por hora pela região nos 13 dias iniciais de junho, período em que Jundiaí estava na fase laranja do Plano São Paulo e quando ocorreu a data comemorativa do Dia dos Namorados, contra 600 em agosto, com a cidade na fase amarela desde o dia 7 e com o Dia dos Pais.

A comparação somente da primeira semana dos dois meses indica um fluxo de indivíduos ainda menor nas ruas durante a pandemia do Novo Coronavírus. O movimento médio em agosto (350 por hora) foi 61% menor do que em junho (900 por hora).

Movimento médio em agosto (350 por hora) foi 61% menor do que em junho (900 por hora)

Movimento médio em agosto (350 por hora) foi 61% menor do que em junho (900 por hora)

De acordo com o subinspetor Cláudio Da Matta, responsável pelo programa Centro Seguro, as pessoas se aglomeravam principalmente na abertura e no fechamento das lojas. “O fator preponderante deste acúmulo em junho foi o Dia dos Namorados, uma data importante para o faturamento do comércio”, destacou.

Da Matta ressaltou que, em agosto, os frequentadores no Centro permanecem durante todo o expediente das lojas, não havendo mais aglomerações nem pela manhã nem no final da tarde. “Mesmo com o Dia dos Pais no dia 8, essa quantidade de pessoas se manteve estável e sem picos”, completou.

Com Jundiaí na fase amarela do Plano São Paulo, a GM orienta as pessoas para que mantenham o distanciamento social, usem máscaras de forma correta (cobrindo o nariz e a boca) e sigam com os hábitos de higiene, como lavar constantemente as mãos com álcool em gel e água e sabão.

Desde o início da pandemia, a Guarda Municipal faz um trabalho preventivo e educativo, com guardas a pé e com viaturas orientando as pessoas. A GM e a Prefeitura também realizaram a fiscalização do comércio e ações voltadas à conscientização em feiras livres, terminais de ônibus e na Serra do Japi. Pelos autofalantes das viaturas, são passadas mensagens de orientação aos munícipes para ficarem atentos.

A Região Central de Jundiaí conta com a cobertura do Programa Centro Seguro. A base móvel da GM fica na praça Governador Pedro de Toledo – a praça da Matriz – e oferece à segurança dos munícipes sete câmeras de monitoramento. Diariamente, 12 guardas, um subinspetor e um inspetor fazem as rondas pelo Centro, a pé ou com viaturas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/14/movimento-no-centro-cai-428-em-agosto-na-comparacao-com-fase-laranja/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original