Sistemas Embarcados: curso inédito da FATEC inicia com aula magna

Publicada em 14/08/2020 às 12:38

Com uma aula magna, transmitida on-line, teve início na manhã desta sexta-feira (7) o curso superior de Tecnologia em Sistemas Embarcados na Fatec, inédito em Jundiaí, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a empresa Siemens e o Centro Paula Souza (CPS). Apesar de novo, o curso teve uma procura surpreendente, equivalente aos cursos já tradicionais da Fatec: foram 202 inscritos para 40 vagas.

Sistemas Embarcados são softwares (programas) criados para serem executados em veículos, aeronaves, televisores, relógios inteligentes etc. – por isso o termo “embarcado”. O curso é gratuito e, nesta sexta (7), os estudantes que passaram pelo processo seletivo fizeram suas matrículas.

Curso de Sistemas Embarcados na FATEC, inédito em Jundiaí, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a empresa Siemens e o Centro Paula Souza

Presente à aula magna, o diretor da FATEC Jundiaí, prof. Francesco Bordignon, agradeceu à Prefeitura de Jundiaí pela parceria. “Estamos inaugurando hoje oficialmente o novo curso, com o objetivo de atender às demandas do munícipio e formar o profissional do futuro”, afirmou. “E, desde o início, a FATEC tem uma parceria de sucesso com a Prefeitura, que sempre apoiou a nossa proposta”.

O prefeito deu as boas-vindas aos estudantes. “Vocês são vencedores, por investirem na formação em um curso absolutamente moderno e relacionado a tudo que veremos nas próximas décadas”, disse, lembrando que Jundiaí tem mais de 25 mil empresas, sendo mais de 160 multinacionais, representando 24 nacionalidades. “Jundiaí, por ser uma cidade diferenciada, busca também profissionais especializados, e esse sempre foi um foco da administração: alavancar a formação de profissionais, por meio de parcerias como a da Fatec, que é maravilhosa, além da mentoria da Siemens”, ressaltou.

A prefeitura participou da concepção do curso e mediou a parceria, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT). A parceria foi firmada em uma reunião na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo, no início do ano, que contou com a presença do prefeito e da equipe de Jundiaí, representantes da Siemens e da profa. Laura Laganá, diretora-superintendente do CPS.

Na parceria com a Siemens os alunos irão atuar, durante o curso, em projetos e estudos de casos reais da empresa, aplicando o que aprenderam em situações reais, tendo a orientação e mentoria de profissionais da Siemens, além dos professores da Fatec.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/14/sistemas-embarcados-curso-inedito-da-fatec-inicia-com-aula-magna/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original