Decreto autoriza horário ampliado para funcionamento do comércio

Publicada em 21/08/2020 às 17:30

Jundiaí completa nesta semana 14 dias na fase amarela – terceira etapa do Plano São Paulo de retomada econômica – com queda nos índices da pandemia do novo coronavírus. A estabilidade do cenário epidemiológico permite que a Prefeitura de Jundiaí estenda a permissão para 8 horas de funcionamento para estabelecimentos específicos. São eles comércios de rua, shoppings, bares e restaurantes; também passará a ser permitida a abertura de clubes sociais e recreativos. Para tanto, há necessidade de cumprir os protocolos sanitários adequados a cada setor, com restrição de pessoas por área, disponibilização de álcool em gel para consumidores, além de equipamentos de proteção individual para os colaboradores.

Para viabilizar a medida, foram analisados os dados epidemiológicos relacionados à doença, como os índices de contágio, ocupação hospitalar e óbitos. A ampliação – feita de forma gradual e responsável – tem por objetivo garantir a retomada da economia de forma segura aos setores sem que isso interfira negativamente nos índices da pandemia em Jundiaí, mantendo-os em sequência de estabilização e inflexão, como vem sendo apresentado desde o dia 23 de julho.

Decreto ampliando horário de funcionamento do comércio na cidade foi publicado nesta sexta (21) e já entrou em vigor

Clubes sociais e recreativos também passarão a ter permissão para reabertura, das 8h às 20h, desde que sejam cumpridas as determinações do decreto.

Na última semana, a cidade manteve a menor taxa de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva de leitos públicos exclusivos covid-19, desde o pico da pandemia, registrado entre os meses de junho e julho, permanecendo entre 50% e 40%. “A retomada gradual das atividades é feita com base no cenário epidemiológico da cidade e avaliada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) de Jundiaí, com regramentos sanitários rígidos, elaborados especificamente para cada setor e que são verificados pelos técnicos da Vigilância Sanitária, Fiscalização do Comércio e Guarda Municipal durante as ações realizadas em todos os bairros”, explica o coordenador técnico do CEC e gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

O Decreto Municipal Nº 29.215 conta com um Anexo, no qual é apresentado o protocolo sanitário no enfrentamento à pandemia, adequado a cada setor e com todas as novas determinações de prevenção. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (21) na Imprensa Oficial edição 4785 e entra em vigor na data de sua publicação. Veja o documento na íntegra no site www.jundiai.sp.gov.br/coronavirus e em https://imprensaoficial.jundiai.sp.gov.br/edicao-4785/.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/21/decreto-autoriza-horario-ampliado-para-funcionamento-do-comercio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original