COVID-19: Jundiaí amplia em 66% exames para equalizar demanda
Publicada em 29/09/2020 às 18:27Jundiaí manteve a realização de exames aos pacientes prioritários durante todo a pandemia do Novo Coronavírus. No entanto, os casos eletivos ficaram no aguardo da melhora dos indicadores da pandemia para a realização. Com a estabilização nos números e a desaceleração da COVID-19 na cidade, a Prefeitura amplia em 66% a oferta de exames no Centro de Diagnósticos da AFIP, localizado no Centro.
Na comparação com a oferta até o início do ano, Jundiaí oferecia 3,2 mil exames de diagnóstico por imagem na AFIP, e a partir de outubro, passa a oferecer 5.320. A ampliação foi aditada em convênio entre a Prefeitura e a instituição e passa a ser a oferta mensal da cidade, continuamente. Os agendamentos serão feitos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que entrarão em contato com os usuários em fila de espera.
A oferta foi readequada para atender a demanda reprimida ocasionada pela pandemia, permanecendo com os novos quantitativos. “O objetivo é garantir o acesso em tempo oportuno para todos no pós-pandemia”, analisa o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
A faxineira Maria de Lurdes Lima Batista, de 56 anos, foi atendida na tarde desta terça-feira na AFIP, no Centro de Jundiaí, e realizou um ultrassom do pulso. “É importante a população ser atendida rápido. Afinal, não tem hora para alguém ficar doente”, disse a moradora do Horto Florestal, que teve o agendamento realizado pela equipe da UBS de referência. “Tenho um marido com problemas cardíacos e ele pode precisar de exames. Com maior oferta de exames, ficamos mais tranquilos”, completou Maria de Lurdes.
Em detalhes
No mês de outubro, por exemplo, serão oferecidas 5,2 mil ultrassonografias. Montante suficiente para eliminar cerca de 80% da da fila de espera acumulada nos últimos meses em 30 dias. De novembro em diante a oferta será de 4 mil, um acréscimo de 53% ao praticado no ano passado.
As tomografias também tiveram ampliação na oferta. De 600 passam para 1.320 por mês, montante superior ao acumulado no aguardo do exame. O crescimento de 120% em relação ao praticado anteriormente segue até o final do ano, quando a fila de espera estará totalmente equalizada e os agendamentos normalizados.
As ressonâncias magnéticas também terão acréscimo nas próximas semanas. Das 225 ressonâncias ofertadas mensalmente, está em processo de licitação 1,5 mil exames, quantidade necessária para eliminar a demanda reprimida.
Outra inclusão na agenda da Saúde de Jundiaí já em retomada pós-pandemia é a realização de endoscopias aos sábados durante o mês de outubro. Oportunidade que facilita o acesso daqueles que trabalham, bem como amplia a grade para o atendimento ser realizado de maneira segura e mantendo todos os regramentos sanitários necessários para evitar aglomerações desnecessárias que podem ocasionar a disseminação do vírus Sars-CoV-2.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
11/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada em quatro serviços de saúde
-
29/11/2024
Nota Oficial – interrupção da vacinação contra Covid-19
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
Baixe as fotos desta notícia na resolução original